Já se passaram alguns meses desde o grave acidente de Jonas Vingegaard na Volta ao País Basco, mas novos detalhes continuam emergindo, especialmente através de documentários, como o recente “A True Renaissence”, da Visma-Lease a Bike.
O documentário aborda os momentos difíceis enfrentados pela seleção holandesa, incluindo as quedas de Wout van Aert e Vingegaard, e revela o impacto desses eventos sobre os atletas.
“Cuspi sangue puro”
No documentário, Vingegaard fala com emoção sobre o acidente que mudou sua vida. “Estávamos numa descida rápida no País Basco. Chegamos a uma curva, mas a estrada estava um pouco acidentada. Isso significava que eu não poderia frear”, relembra.
Depois de um solavanco, caí no chão. Eu não tinha ar nos pulmões e então senti que precisava tossir. Então cuspi sangue puro”, complementa Vingegaard.
“Era mais importante permanecer vivo”
Vingegaard compartilha que, no momento do acidente, seus pensamentos estavam longe das competições, como o Tour de France. “Eu não estava pensando nem um pouco no Tour. Isso não era importante para mim. Era mais importante permanecer vivo”, finalizou vingegaard.