Jonas Vingegaard vence O Gran Camiño em mais um espetáculo, Ruben Guerreiro bem colocado, confira os resultados e assista a chegada
Jonas Vingegaard deu mais um show na quarta e última etapa do O Gran Camiño neste domingo. Além da vitória no dia, o dinamarquês também conquistou o título geral da competição.
Condições climáticas adversas afetam a prova
As adversidades climáticas foram uma constante durante a prova, o que dificultou a geração de imagens. Esta última fase foi reduzida como medida de precaução. Isso impossibilitou os competidores de enfrentarem a escalada ao Alto de San Xiao, como previamente planejado.
A decisão foi tomada devido ao risco representado pelo estreito caminho de descida após a subida ao alto. As condições de chuva e vento tornariam o trajeto perigoso. Assim, após passarem pelo Alto de San Cosme, os ciclistas seguiram diretamente para a escalada final, o Monte Aloia.
Saída decisiva na escalada final
No início da corrida, o ciclista norte-americano Neilson Powless, da equipe EF Education-EasyPost, tomou a a iniciativa em um primeiro momento, acompanhado por Javier Romo (Movistar) e Wilco Kelderman (Visma | Lease a Bike).
Porém, a tentativa de quebra não funcionou e Powless decidiu seguir em solo. Outros seis ciclistas foram então apontados no contra-ataque, incluindo Eric Antonio Fagundez (Burgos BH), Asier Etxeberria (Euskaltel-Euskadi), Joaquim Silva e Pedro Pinto (Efapel Cycling), Rafael Reis (Team Sabgal/Anicolor) e Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling).
Eles conseguiram fechar a lacuna e receberam permissão para se distanciar em cerca de quatro minutos dos competidores da Visma | Lease a Bike.
A situação na última escalada foi um pouco caótica devido ao aumento da chuva, o que dificultou o recebimento de informações e imagens da corrida.
No entanto, apenas Calzoni, Silva e Fagundez permaneceram na dianteira, mas a Visma-Lease a Bike conseguiu equilibrar a situação. Nos últimos três km, Vingegaard atacou e venceu a etapa, enquanto Lenny Martinez não conseguiu manter o ritmo, mas ainda conseguiu o título na categoria jovem, superando Cian Uijtdebroeks.
Português Ruben Guerreiro bem colocado
O português Ruben Guerreiro finalizou a etapa na 11ª colocação, 1min 11seg após Jonas Vingegaard, o que lhe colocou em uma sólida 8ª posição na Classificação Geral da competição espanhola.