Jornalista holandês demonstra surpresa com mudança de Wout van Aert: “Se ele passar de 77 para 75 kg, perderá músculos”
Wout van Aert deverá fazer sua estreia no Giro d’Italia no próximo ano. Além disso, é altamente provável que ele considere buscar a classificação geral. No entanto, existem argumentos contrários a essa mudança, como afirma o jornalista holandês Thijs Zonneveld no Podcast Het Wiel.
“Compreendo que esse passo fosse dado em algum momento. No entanto, sempre pensei que essa opção seria considerada apenas após vencer Tour de Flandres a Paris-Roubaix e, talvez, até mesmo o Campeonato Mundial de Estrada”, observou Zonneveld.
“Não estou convencido de que ele vai se afastar completamente, mas perder peso e ainda manter a explosão necessária para vencer Mathieu van der Poel no Tour de France é um desafio.”
Novos objetivos para Wout Van Aert
Van Aert tem mantido uma notável consistência e força em todas as suas metas, embora não tenha conseguido conquistar todas as vitórias que gostaria. A combinação desses objetivos com a busca pela classificação geral no Giro não se revela uma tarefa simples, devido não apenas à competição acirrada no calendário, mas também à estatura física de Van Aert, que não o favorece quando as grandes montanhas surgem, embora ele já tenha demonstrado certa habilidade no passado.
“Suponha que ele passe de 77 para 75 quilos. Ele quase não tem gordura. Em como você vai perdê-la? Nos músculos. Então você também desenvolve menos potência. Isso provavelmente será às custas de seu Contrarrelógio, Sprint e potência nas colinas flamengas”, avalia Zonneveld.
“Isso significa que ele estará se desviando do caminho que seguiu nos últimos anos. Se você quiser subir melhor estruturalmente, terá que abrir mão de alguma coisa. Só que não pensei que ele faria isso antes de vencer Flandres e Roubaix.”
Wout Van Aert deverá modificar blocos de treinamento
Se decidir realizar uma transição em sua carreira em busca de novos e empolgantes objetivos, é provável que isso envolva a renúncia a algumas habilidades adquiridas nos domínios em que teve sucesso ao longo da maior parte de sua trajetória profissional.
Existe uma forte possibilidade de que Van Aert integre as clássicas de paralelepípedos com uma preparação à Classificação Geral no Giro d’Italia 2024.
“Só acho que é uma opção mais improvável, porque a Jumbo-Visma não é rápido em dizer: veremos para onde vamos”, argumenta o holandês. “Também parece, que a Jumbo-Visma fará com que ele faça blocos de treinamento mais longos, além de treinar mais em altitude. E assim ele se despedirá do duelo mais bonito do esporte”, finaliza Zonneveld.