Jornalista holandês lança a polêmica “Jonas Vingegaard nunca deveria ter vencido o Tour de France”
José De Cauwer, ex-ciclista e respeitado comentarista belga, fez uma análise contundente sobre o ciclismo de 2024, em sua coluna no jornal belga Het Nieuwsblad. Entre os temas abordados, Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e a comparação com Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) se destacou.
Para De Cauwer, o dinamarquês nunca deveria ter conquistado dois títulos no Tour, considerando o “excedente de classe” de Tadej Pogacar.
“Certamente não classifico Vingegaard acima de Evenepoel”
De Cauwer argumenta que Tadej Pogacar e Remco Evenepoel possuem mais talento natural do que Vingegaard.
“Enquanto Tadej Pogacar mantiver este nível, continuará a haver uma diferença clara”, declarou o jornalista. Segundo ele, o esloveno foi, de longe, o melhor ciclista de 2024, o que torna surpreendente o fato de Vingegaard ter conseguido anteriormente vencer duas edições do Tour de France (2022 e 2023).
Sobre Remco Evenepoel, De Cauwer manteve um tom de esperança. “Realmente não me atrevo a dizer que Remco nunca vencerá o Tour. Em termos de talento, certamente não classifico Vingegaard acima de Evenepoel”.
“Vingegaard nunca deveria ter vencido o Tour de France”
“Na verdade, Vingegaard nunca deveria ter vencido um Tour, dado o excedente de classe em Pogacar”, polemizou o comentarista, deixando claro que, na sua visão, a superioridade de Tadej Pogacar é inquestionável.
De Cauwer também destacou a habilidade técnica de Pogacar, elogiando sua capacidade de conduzir a bicicleta com elegância.
“Ele pode dirigir incrivelmente. Eu vi algo dele na Il Lombardia. Ele pedala em todos os lugares com elegância. Isso é diferente de Peter Sagan. Ele também pedalou lá, mas você ficava sentado olhando com as nádegas cerradas”, disse, referindo-se à segurança e à fluidez de Pogacar, comparando-o com o eslovaco Tri-Campeão Mundial (2015, 2016 e 2017).
Na visão do comentarista, Pogacar só poderia ser comparado com Mathieu van der Poel. “Pogacar é um dos melhores pilotos do mundo, juntamente com Mathieu van der Poel”, complementou.
Wout Van Aert e suas frequentes quedas
Por fim, De Cauwer comentou sobre Wout van Aert, outro ciclista entusiasma os fãs belgas. Apesar de reconhecer seu talento, ele pontuou que 2024 foi um ano marcado por quedas recorrentes para o ídolo belga, incluindo nos Jogos Olímpicos de Paris.
“Especialmente numa curva em que ele já havia ultrapassado dez vezes. Também não consigo colocar nesta lista Van Aert. Mas uma coisa é certa: ele cai frequentemente”, finalizou De Cauwer.