Jovem prodígio da UAE Team Emirates é confirmado no Campeonato Mundial sub-23, após difícil Vuelta a España
Entre os ciclistas estreantes na Vuelta a España 2024, um nome de destaque foi o do jovem mexicano Isaac Del Toro (UAE Team Emirates). Embora alguns tenham especulado que ele pudesse repetir Tadej Pogacar e Juan Ayuso, que conquistaram o terceiro lugar em suas respectivas estreias em Grand Tours, Del Toro não atingiu os mesmos resultados.
No entanto, sua participação foi marcada por uma experiência de aprendizado e resistência, culminando em um sólido 36º lugar, com dois top 10 em etapas.
“Isaac Del Toro é um dos nossos ciclistas estratosféricos”
O diretor esportivo da UAE Team Emirates, Joxean “Matxin” Fernández, comentou sobre o desempenho do jovem mexicano, de apenas 20 anos, ao canal bici.pro, explicando que a Vuelta não estava nos planos originais de Del Toro.
“A Vuelta não estava marcada para ele, mas como é um dos corredores estratosféricos que temos, como Ayuso e Pogacar, com esses perfis podemos acelerar um pouco”, afirmou Matxin.
Ainda segundo Matxin, a inclusão de Del Toro na Vuelta foi uma escolha estratégica, já que Marc Hirschi, que busca o título no Campeonato Mundial em casa, optou por não participar da Vuelta, abrindo espaço para Del Toro.
“Eu disse a ele que seria uma boa oportunidade para aprender, e no final decidimos que sim”, comentou Matxin sobre a decisão conjunta de incluir o mexicano na prova.
Superando desafios na Vuelta a España
Del Toro enfrentou uma primeira semana desafiadora, mas conseguiu se manter firme, mesmo diante de problemas físicos, como dores de cabeça e disenteria.
“Ele não estava em condições normais, mas o bom é que, nas últimas 3-4 etapas, ele se recuperou”, revelou o dirigente. “Ele aprendeu que há momentos ruins, e perfis fenomenais como o dele, não estão acostumados a determinadas situações”, complementou Matxin.
“Ele sofreu muito, tanto física quanto mentalmente, mas quando percebeu que não prejudicaria seu corpo, decidiu seguir em frente”, completou.
Del Toro confirmado no Campeonato Mundial sub-23
Após sua recuperação nas etapas finais e a conclusão da Vuelta, Del Toro ganhou confiança e se viu novamente competitivo. Ao ser perguntado sobre as perspectivas para o restante de temporada para o mexicano, Matxin revela “ele irá para o Campeonato Mundial em Zurique, onde disputará a Corrida de Estrada e o Contrarrelógio sub-23”.