Jovem prodígio da Visma-Lease a Bike anuncia o encerramento da temporada, ciclista teve muitos problemas em 2024
A temporada de 2024 chegou ao fim para o jovem belga Cian Uijtdebroeks. O ciclista de 21 anos, que trocou a BORA-hansgrohe pela Visma-Lease a Bike no inverno passado, e já chegou a ser comparado a Remco Evenepoel, anunciou via Instagram, que não competirá mais este ano.
“Minha temporada de 2024 acabou”, escreveu Uijtdebroeks em sua postagem. “Estou descansando e trabalhando em alguns problemas físicos para estar pronto para 2025. Estou ansioso para me recuperar.”
Transferência conturbada para a Jumbo-Visma
A transferência de Uijtdebroeks foi cercada de polêmicas. A então Jumbo-Visma o apresentou como novo reforço, vindo da BORA-hansgrohe, no início de dezembro de 2023.
No entanto, a BORA alegou que o contrato do ciclista se estenderia até o final de 2024. Após negociações, ambas as partes chegaram a um acordo, e Uijtdebroeks se transferiu para a Visma-Lease a Bike, sucessora da Jumbo-Visma.
Muitos problemas em 2024
A estreia de Uijtdebroeks pela nova equipe aconteceu em fevereiro, onde conseguiu um respeitável 5º lugar na O Gran Camiño, vencido por Jonas Vingegaard. Na sequência, ele ficou em 7º na Tirreno-Adriatico e teve dificuldades na Volta a Catalunya, seu primeiro grande objetivo do ano, e não completou a prova.
No Giro d’Italia, o jovem ciclista começou de forma promissora, alcançando o 5º lugar na Classificação Geral após dez dias e vestir a camisa branca de melhor jovem. No entanto, uma doença o forçou a abandonar a corrida. A sequência de competições, como o Tour de Suíça e o Tour de Burgos, foi discreta, com Uijtdebroeks longe das primeiras posições.
A redenção que não aconteceu
A Vuelta a España, que deveria ser sua redenção no final da temporada, também terminou em frustração. O belga não conseguiu se destacar nas primeiras semanas e sofreu com uma “sensação de dormência nas pernas”. Para piorar, uma infecção por coronavírus obrigou a abandonar a corrida na 15ª etapa.