Jovem prodígio da Visma foi retirado do Tour de Romandie, equipe justifica “em uma corrida, outros determinam o quão fundo você vai”

Cian Uijtdebroeks estava programado para correr o Tour de Romandie, nesta terça-feira, mas o jovem prodígio belga continua lutando contra problemas de saúde e a equipe o retirou antes do início da competição. Uijtdebroeks foi contratado com grande alarde pela Visma-Lease a Bike no final de 2023.

O belga terminou em 8º lugar na Vuelta a España, seu primeiro Grand Tour, mas Uijtdebroeks entrou em rota de colisão com sua equipe, a atual Red Bull-BORA-hansgrohe. Assim, o ciclista que tinha 20 anos, acertou sua transferência para Visma-Lease a Bike após uma grande polêmica com sua ex-equipe.

girodociclismo.com.br jovem prodigio da visma lease a bike e retirado do tour de romandie e equipe justifica em uma corrida outros determinam o quao fundo voce vai image 7
Cian Uijdebroeks deixou a Bora-hansgrohe após grande polêmica relacionada ao bullying na equipe

Tour de Romandie cancelado dias antes da largada

Em sua primeira temporada com a nova equipe, Uijtdebroeks demonstrou solidez na primavera europeia e aparentava estar bem posicionado para uma colocação entre os dez primeiros no Giro d’Italia.

Contudo, uma enfermidade que causava dormência em suas pernas o obrigou a abandonar a competição, o mesmo acontecendo na Vuelta a España. Apesar de um intenso programa de treinamento de força, a desconfortável sensação retornou durante a Tirreno-Adriatico de 2025.

girodociclismo.com.br jovem prodigio da visma lease a bike e retirado do tour de romandie e equipe justifica em uma corrida outros determinam o quao fundo voce vai image
Ciclista chegou a chorar diante das câmeras ao final da Tirreno-Adriatico

Após a Tirreno-Adriatico, o jovem ciclista passou por uma série de testes e ajustes em sua bicicleta, retornando recentemente em três corridas em solo francês. No entanto, o desempenho aquém do esperado nessas provas levou ao cancelamento de sua participação no Tour de Romandie dias antes do início da competição.

“Decidimos não enviá-lo para o Tour de Romandie”

Maarten Wynants, gerente da equipe, em declarações ao Het Nieuwsblad, expressou cautela quanto à resolução definitiva dos problemas de saúde do atleta:

“Se o problema já está resolvido? Não posso afirmar com 100% de certeza. Eu também não sou médico e, de qualquer forma, tentamos manter a privacidade dos assuntos médicos.”

Wynants também detalhou a decisão de não enviar Uijtdebroeks ao Tour de Romandie. “Decidimos não enviá-lo para o Tour de Romandie. Isso foi feito em comum acordo com o ciclista. Ele não estava fisicamente pronto para competir no mais alto nível do WorldTour novamente”.

“Porque a Romandie pode não ser a corrida mais famosa, mas o grupo de participantes aqui ainda é muito forte. Cian precisa de tempo e vamos dar esse tempo a ele.”

girodociclismo.com.br jovem prodigio da visma lease a bike e retirado do tour de romandie e equipe justifica em uma corrida outros determinam o quao fundo voce vai image 6

“Em uma corrida, outros determinam o quão fundo você vai”

A equipe holandesa prioriza, neste momento, que Uijtdebroeks se concentre nos treinamentos. Wynants ponderou sobre a decisão: “Ficará claro depois se foi a decisão certa. Em uma corrida, outros determinam o quão fundo você vai”.

“É assim que o ciclismo moderno funciona: no treino, você pode trabalhar de forma mais estruturada e determinar exatamente o que fazer. A menos que você seja o Pogacar, que também pode aplicar seus programas de treino nas corridas”, finalizou Maarten Wynants.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.