Matthew Brennan, novo ciclista profissional da Visma-Lease a Bike, mostrou que está preparado para competir entre os melhores ciclistas do mundo.
Logo na etapa de abertura do Santos Tour Down Under, nesta terça-feira, o britânico de apenas 19 anos, conquistou o 2º lugar, sendo superado somente por Sam Welsford (Red-Bull Bora-Hansgrohe), superando Juan Ayuso (UAE Team Emirates-XRG) como o ciclista mais jovem a subir ao pódio em uma competição do World Tour. Confira os detalhes abaixo.
“Acho que faço um bom sprint”
Após a prova, Brennan expressou sua satisfação: “Este é um resultado maravilhoso, com o qual estou muito feliz”, disse no local da equipe.
Apesar de ficar a poucos metros de superar o vencedor Sam Welsford, Brennan manteve uma visão positiva sobre sua performance. “Acho que faço um bom sprint, mas no final fico um pouco aquém. Isso certamente não é vergonha neste nível.”
Jovem prodígio supera Juan Ayuso em marca histórica
Além do desempenho impressionante, segundo o canal do Twitter Cycling Statistics, Brennan alcançou uma marca histórica na 1ª etapa do Tour Down Under. Com 19 anos e 168 dias, ele se tornou o ciclista mais jovem a subir ao pódio em uma corrida do WorldTour desde 1931.
Para efeitos de comparação, Juan Ayuso, que detinha a melhor marca até então, também tinha 19 anos quando terminou em 2º lugar na 3ª etapa da Volta a Catalunya 2022.
No entanto, Ayuso era 20 dias mais velho que Brennan na época. Outros nomes promissores como Joshua Tarling e Remco Evenepoel também aparecem nesta lista, mas ambos eram 3 dias mais velhos que Ayuso.
📊🇬🇧Matthew Brennan (🇳🇱Visma | LaB) is the youngest rider at the podium of WT-level race since 1931: 🥈in 🇦🇺TDU’25 s1.
— Cycling Statistics 📊 (@StatsOnCycling) January 21, 2025
🔻Youngest in top-3 :
19-168: 🇬🇧Brennan (🥈TDU’25 s1)
19-188: 🇪🇸Ayuso (🥈VCC’22 s3)
19-191: 🇬🇧Tarling (🥇RT’23 s2), 🇧🇪Evenepoel (🥇SS’19)
🤝 @VeloStatistics