Jovem prodígio realiza sonho na UAE Team Emirates-XRG “15 dos 20 melhores ciclistas do mundo, estão neste time”

Com apenas 18 anos, Marcos Freire carrega um sobrenome de peso no ciclismo. Filho de Óscar Freire, tricampeão mundial, o jovem ciclista sabe que sempre será associado ao legado do pai, algo que o enche de orgulho. No entanto, seu maior objetivo é trilhar seu próprio caminho no esporte.

Em 2025, ele deu um importante salto ao integrar a equipe Gen Z, a equipe de desenvolvimento da UAE Team Emirates-XRG, após ser acompanhado por Joxean Fernández Matxin desde criança.

Atualmente, no Challenge de Mallorca, Freire já tem a oportunidade de competir com a equipe principal. Em entrevista ao jornal espanhol AS, ele compartilhou suas impressões sobre essa nova etapa da carreira.

girodociclismo.com.br jovem prodigio realiza sonho na uae team emirates xrg entre os 20 melhores ciclistas do mundo 15 estao neste time image 5
Marcos Freire e seu pai, o Tricampeão Mundial Óscar Freire

“É o sonho de uma criança, estar no melhor time do mundo…”

Nos primeiros dias de 2025, Freire faz sua estreia na UAE Team Emirates, ainda que seu principal foco seja o crescimento na Geração Z. Sobre essa transição, ele revela: “Eu venho de uma categoria muito diferente e tudo é muito novo… mas para mim isso é o melhor!”.

Para o jovem, essa mudança representa um grande desafio, mas também um sonho realizado. “É o sonho de uma criança, estar no melhor time do mundo…”, destaca.

A UAE Team Emirates tem investido fortemente em jovens talentos, com casos recentes como o de Pablo Torres, que subiu da Geração Z e agora começa a se consolidar no World Tour.

“No final, Matxin criou esse projeto para isso. Pessoas como Pablo, que tinha menos de 23 anos, agora estão no World Tour. Todos nós da subsidiária buscamos crescer e ser melhores”.

girodociclismo.com.br jovem prodigio realiza sonho na uae team emirates xrg entre os 20 melhores ciclistas do mundo 15 estao neste time image 8
Juan Ayuso, Marcos Freire e Matxín Fernandez

“Entre os vinte melhores ciclistas, quinze estão neste time”

Questionado sobre Tadej Pogacar, o líder da equipe, Freire não hesita em exaltar o esloveno: “Ele é o melhor ciclista do mundo. Entre os vinte melhores, quinze estão neste time. A Matxin sabe pegar todos os ciclistas aos poucos e, se um for muito bom, pode não ‘explodir’ neste ano, mas sim em dois ou três anos. Estou no ônibus com corredores que assisti na TV e que são meus ídolos”.

Apesar da referência ao pai ser constante, o jovem entende que precisa construir sua própria trajetória: “Meu pai era muito bom. É impossível igualar o que ele conquistou. Olha, nada é impossível, mas… são muito poucos os que existem como ele. As pessoas estão obcecadas se eu serei o mesmo, mas tenho que me desenvolver e seguir meus passos para que eu possa, um dia, vencer no ranking profissional”.

girodociclismo.com.br jovem prodigio realiza sonho na uae team emirates xrg entre os 20 melhores ciclistas do mundo 15 estao neste time image 10

“Tenho que ouvir meu pai e minha equipe, para ser um ciclista melhor”

O conselho do pai tem sido fundamental para sua evolução no esporte. “Muitas crianças às vezes não escutam os pais, e então percebemos que eles, os adultos, são quem sabem. Tenho que ouvir meu pai e minha equipe para ser um ciclista melhor”, afirma.

Sobre suas características como ciclista, ele se define como rápido, mas admite que precisa aprimorar alguns aspectos técnicos: “Sou bem rápido, mas tenho que melhorar em muitos aspectos, como subidas e descidas, porque é muito rápido”.

girodociclismo.com.br jovem prodigio realiza sonho na uae team emirates xrg entre os 20 melhores ciclistas do mundo 15 estao neste time image 13
Tadej Pogacar e Marcos Freire

Amizade com Alessandro Covi e António Morgado

No time, ele tem encontrado apoio e amizade. “Em geral, ando com todos. Atualmente divido o quarto com Alessandro Covi, e ele é um cara muito legal. Também passo tempo com Antonio Morgado. Eles me tratam como um deles”.

Para 2025, Freire tem grandes expectativas e deseja se consolidar na equipe. “Espero participar de mais algumas corridas com os Emirados Árabes Unidos. Eu também gostaria de ter um bom desempenho na Paris-Roubaix (a da minha categoria)”, conclui, demonstrando ambição e foco no futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.