Juan Ayuso bate recorde em ascensão icônica que pertenceu a Jonas Vingegaard; confira os tempos e os dados de potência
O ciclista Juan Ayuso está encerrando sua preparação para a temporada de 2024, que terá início na próxima segunda-feira com a sua participação na Clásica Jaén Paraíso Interior. Ayuso, nesse domingo, publicou em sua conta no Strava uma atividade onde demonstrou sua forma, antes da sua competição inaugural, afirmando: “Estamos prontos”.
Uma impressionante demonstração de força
Ayuso em um treino de 178 km e 2.415 metros de desnível pelas montanhas de Alicante, completou em 5 horas e 1 minuto. Na atividade, ele enfrentou duas vezes uma das clássicas ascensões da pré-temporada para o pelotão: o Coll de Rates.
Este percurso é um bom indicador para medir a forma física dos ciclistas. No primeiro percurso pelo Coll de Rates, de 6,52 quilômetros com inclinação média de 5,2%, Ayuso terminou em 13 minutos e 51 segundos com uma velocidade de 28,3 km/h.
Ele poupou energias para fazer uma segunda tentativa 40 quilômetros depois, onde Ayuso registrou uma impressionante subida. Ele completou o percurso em 12 minutos e 49 segundos, com uma velocidade média de 30,5 km/h (detalhe: o vento estava contrário ao espanhol).
Dados de potência revelam a forma de Ayuso
Ayuso melhorou seu melhor tempo em 9 segundos, registrados em 31 de dezembro, superando em 11 segundos o tempo do Dinamarquês Jacob Hindsgaul e em 13 segundos o tempo que Jonas Vingegaard registrou em 2018, quando terminou a subida em 13 minutos e 2 segundos.
O portal Cyclinggraphs postou os impressionantes dados de potência de Juan Ayuso nas suas duas tentativas. Confira abaixo: