Antes do início do Contrarrelógio na Vuelta, Juan Ayuso expressou claramente a sua expectativa de competir pela vitória em Valladolid, ao lado de nomes notáveis como Remco Evenepoel, Primoz Roglic e Filippo Ganna.
No entanto, as suas esperanças não se concretizaram, uma vez que o líder dos Emirados Árabes Unidos terminou com o sétimo tempo mais rápido, ficando à 1min 11seg do vencedor da etapa, Filippo Ganna.
Depois da prova, Ayuso relembrou seu desempenho no Contrarrelógio no canal Eurosport. “Vi Ganna acelerando no Contrarrelógio e soube então: ninguém vai chegar lá. Era uma reta final muito longa. Estou bastante satisfeito com meu tempo. Eu também tive uma sensação muito boa.”
Perda de tempo em relação aos principais favoritos
Mesmo assim, o espanhol de 20 anos perdeu 55 segundos para Evenepoel, e também 35 segundos para Roglic, por exemplo. “Ainda assim, estou satisfeito com o meu desempenho, embora é claro que sempre esperamos um tempo um pouco melhor. Ainda estou competindo pela vitória final. Também não fpi um desastre.”
Os ciclistas terão algumas etapas de montanha muito difíceis para escolher na segunda e terceira semana, Ayuso também sabe. “Ainda há muitas etapas de montanha pela frente e muita coisa vai mudar. Posso ter perdido algum tempo para os favoritos, mas este é um bom resultado por si só.”