Juan Ayuso quebra recorde em icônica montanha espanhola, ciclista demonstra força no início da temporada
Juan Ayuso mostrou recentemente que está em excelente forma para a nova temporada. O ciclista espanhol de 22 anos, que tem como grande objetivo o Giro d’Italia em 2025, impressionou ao quebrar o recorde na icônica subida de El Purche, em Monachil, durante seus treinos em Sierra Nevada, na última segunda-feira.
O escalador da UAE Emirates-XRG estabeleceu um tempo impressionante, de 19 minutos e 11 segundos, superando o recorde anterior, que pertencia a Chris Harper (Jayco AlUla) e Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike), por impressionantes 40 segundos. Com uma velocidade média de 19,5 km/h, Ayuso demonstrou estar em ótima condição física para os desafios que virão.

“No momento estou olhando principalmente para a escalada”
Apesar de ter apenas oito vitórias após 3,5 anos no WorldTour, relativamente pouco, por toda a esperança que a fanática torcida deposita nele, Ayuso reconhece a necessidade de evolução.
“Na verdade, tenho que melhorar em todos os aspectos, mas no momento estou olhando principalmente para a escalada. Eu me vejo como um alpinista, mas quando olho para minhas vitórias, metade delas foram na bicicleta de contrarrelógio. Isso é estranho para mim”, comentou o espanhol durante uma entrevista no inverno.
Buena serie ha salido para subir tranquilo! @juann_ayuso
— Paco Lluna (@lluna_paco) February 17, 2025
Nada mal el entrene hoy. pic.twitter.com/7lilm59Jnj
Para alcançar o nível dos principais concorrentes, Ayuso decidiu fazer ajustes específicos em sua preparação. “Para diminuir a diferença para Tadej, Vingegaard, Roglic e Evenepoel, vou mudar muitas coisas na minha preparação e então veremos se isso funciona ou se terei que voltar ao básico depois”, finalizou o ciclista, que parece já colher os primeiros frutos dessa nova abordagem.