Juan Ayuso dá detalhes da vitória na Volta a Catalunya “eu sabia que tinha que esperar até o final”, assista a entrevista
Juan Ayuso é o novo líder da classificação geral da Volta a Catalunya 2025. O espanhol conquistou sua 5ª vitória na temporada ao superar Primoz Roglic, na 4ª etapa, durante a subida final para La Molina, um triunfo que o impulsionou diretamente para a liderança da corrida.
O ciclista da UAE Emirates-XRG mostrou força e estratégia ao derrotar Roglic nos metros finais. Com a vitória, Ayuso assumiu a liderança da classificação geral, abrindo uma vantagem de 6 segundos sobre o esloveno.
“Eu sabia que tinha que esperar até o final”
Após a etapa, Ayuso compartilhou suas impressões sobre seu desempenho e a importância da estratégia na vitória da etapa. “Este é o primeiro ano desde 2022, que não tive problemas com lesões e saúde”, destacou o espanhol.
“Eu sabia que em La Molina essas circunstâncias poderiam ocorrer. É por isso que eu não queria me movimentar no pelotão. Eu sabia que tinha que esperar até o final. Era muito importante vencer”.

“Embora o objetivo final seja a Classificação Geral, nesta corrida vencer as etapas é muito importante por causa dos segundos de bônus. Nos últimos anos, a Volta a Catalunya foi decidida por alguns segundos, então é por isso que foi fundamental”.
Ayuso também destacou a postura de seu principal adversário. “Primoz se comportou como um campeão. Algum outro rival poderia querer me fechar ou até mesmo me forçar a cair, mas ele correu muito honestamente”.

“Muitas vezes esta corrida foi decidida por menos de 10 segundos”
A meta de Ayuso é clara: conquistar a classificação geral. “Ganhar a geral é o objetivo principal, mas nesta corrida é importante vencer etapas, porque no final, os segundos de bônus geralmente são o fator decisivo”.
“Muitas vezes esta corrida foi decidida por menos de 10 segundos”, enfatizou o espanhol sobre a importância adicional de uma vitória de etapa.
Ayuso também mencionou seu desejo de seguir os passos de Tadej Pogacar, atual vencedor da competição e garantir mais um título para a UAE Emirates-XRG.
“Sem pressão, mais uma bênção. Temos o número um, que graças a Tadej Pogacar é usado por Marc Soler. Espero que a equipe o tenha no ano que vem também, finalizou Juan Ayuso.