Antes da etapa de montanha para o Angliru, Juan Ayuso e Enric Mas eram considerados os principais rivais, do trio líder da Jumbo-Visma. No entanto, essa percepção não se confirmou durante a dura ascensão. O ciclista espanhol enfrentou dificuldades e terminou a corrida em nono lugar.
O ritmo do pelotão aumentou consideravelmente no início da subida final. A Bahrain Victorious percebeu a dificuldade que os adversários estavam passando e acelerou de forma impressionante. Juan Ayuso foi vítima disso, à cinco quilômetros do final. “Não me senti bem durante a subida, mas é o que é. É uma subida que não deixa espaço para recuperação e que parecia que ia durar para sempre.”
O espanhol perdeu um tempo valioso na chegada, colocando em risco o seu quarto lugar na classificação geral. Mikel Landa (Bahrain Victorious) está agora a dezesseis segundos dele. “Já estamos na terceira semana, mas nunca se sabe quando um de seus rivais poderá ter um dia ruim. Vou tentar lutar pelo meu lugar na classificação geral e ainda vou lutar por uma vitória em etapa.”