Lance Armstrong adverte Tadej Pogacar “ele cometeu o maior erro da sua carreira, não dê um motivo pra odiarem você”
A vitória de Tadej Pogačar na sexta-feira na Isola 2000 causou uma polêmica significativa no mundo do ciclismo. Lance Armstrong, ex-ciclista que venceu o Tour de France sete vezes antes de perder seus títulos devido ao doping, criticou a decisão de Pogačar em seu podcast The Move. Segundo Armstrong, Pogačar “cometeu o maior erro de toda a sua carreira”.
“Estou qualificado para dizer isso” afirma Armstrong
A discussão começou com o ex-ciclista George Hincapie, que não entendeu a escolha de Pogacar de fazer tudo ao seu alcance para ultrapassar Matteo Jorgenson na Isola 2000. O líder da UAE Team Emirates não deu chance a todos os seus concorrentes, incluindo Jorgenson. Armstrong comentou sobre a situação.
“A minha visão desta situação mudou em comparação com há 20 anos. Eu também estive nesta posição. Sempre gostaria de vencer aquela etapa, porque aquela linha estava lá. Ou mesmo que fosse pelo prêmio em dinheiro”.
“Mas essa ideia é diferente agora. E então ouço: como Armstrong ousa responder a isso? Bem, estou exclusivamente qualificado para comentar sobre isso.”
O maior erro da carreira de Tadej Pogacar
Armstrong foi categórico ao afirmar que a atitude de Pogacar poderia ter sérias consequências: “O que vimos aqui é o maior erro de toda a sua carreira. Eu afirmo a você isso. Os outros times não gostam de ver isso, os torcedores…”
“Então você pode dizer que o pessoal da Eslovênia adora, sim, mas você também corre contra o belga Remco Evenepoel, contra Jonas Vingegaard da Dinamarca. Dois grandes países no ciclismo. Você compete na França, com a mídia francesa. Este é um grande erro da parte dele.”
“Não dê as pessoas um motivo pra odiar você”
Armstrong continuou sua análise, enfatizando que o ciclismo não é apenas uma competição, mas também uma campanha política. “Aí já ouço as reações: é uma competição. Sim, é verdade, mas é também uma questão política. Não dê às pessoas uma razão para odiar você. E eu gostaria de repetir isso”.
“Não dê a eles um motivo para odiar você. E se isso for muito claro? Então não dê a eles um motivo para não gostarem de você. E o mais importante, não dê a eles motivos para duvidar de você. Não dê a chance de questionar sua grandeza. E ele fez isso, esse foi o seu maior erro.”
Armstrong revela ser fã de Tadej Pogacar
No final do podcast, Armstrong afirmou ser um grande fã de Pogačar. “Sou realmente um fã de Tadej Pogačar. Como torcedor e apoiador eu disse para não fazer isso, não faça isso. Eu queria o melhor para ele. […] Ele também poderia ter alcançado Jorgensen e ter disputado a etapa com ele”.
“Já tive muitas dessas situações. No Mont Ventoux deixei Marco Pantani vencer a etapa, mas ele não gostou disso. Isso pareceu um golpe extra para ele. Isso também não foi bom. Mas Pogačar deve olhar para o pódio mais alto em Nice. Essa é a verdadeira vitória.”