Lance Armstrong critica fortemente organização do Tour de France “não importa o que a UCI diga, é desumano”
A primeira etapa do Tour de France deste ano não se destacou apenas pelos muitos metros de elevação que os ciclistas tiveram que enfrentar, mas também pelo calor sufocante que dominou o dia.
Os ciclistas enfrentaram durante toda a jornada temperaturas muito superiores a 30º C (no momento da largada 36ºC), uma condição que trouxe à tona críticas severas de Lance Armstrong em seu podcast The Move, que ele divide com George Hincapie e Johan Museeuw.
Tour de France é o evento esportivo mais difícil do mundo
Armstrong, direcionou seu foco principalmente à União Internacional de Ciclismo (UCI). Ele enfatizou a dureza extrema do evento: “Posso lembrar a todos que o Tour de France é o evento esportivo mais difícil do mundo? Na etapa de sábado, pela primeira vez nesta temporada, enfrentamos quase quarenta graus.”
Segundo Armstrong, de 52 anos, a desidratação é um dos maiores desafios enfrentados pelos ciclistas: “Os ciclistas simplesmente não conseguem beber o suficiente para manter o equilíbrio de líquidos”.
“Você espera que duzentos pilotos participem, vou repetir, do evento esportivo mais difícil do mundo nas próximas três semanas, com desidratação quase crônica. Isso não é saudável. Não me importa o que a UCI diga, é desumano. Tem que haver outra maneira.”
Política Sem Agulhas
Mas qual seria a solução para esse problema? Armstrong reconhece a complexidade da situação, especialmente em relação às políticas atuais. Ele destaca a “política de proibição de agulhas”, que impede a terapia intravenosa para combater a desidratação após etapas intensas como a de sábado.
“Eu entendo que agora estou em uma situação difícil quando se trata desse assunto, mas não me importo. A ‘política de proibição de agulhas’ significa que você não deve usar cortisona se sofrer de tendinite no joelho. No entanto, a mesma política proíbe o combate à desidratação com terapia intravenosa após uma etapa escaldante como a de sábado”, finalizou Lance Armstrong.
Esse cara desrespeitou todos os adversários usando doping e agora quer dar lição de moral cai na real vc é uma lástima para o esporte