Há precisamente três décadas, ele mesmo conquistou o título mundial em Oslo. Agora, Lance Armstrong observou admirado a performance de Mathieu van der Poel. No seu podcast TheMove, ele teve sua surpresa pelo fato de a Holanda ter aguardado 38 anos por um novo campeão mundial.
“Acho inacreditável que uma superpotência do ciclismo como a Holanda tenha que esperar tanto por um novo campeão mundial. No Tour ele não andou muito bem por causa do resfriado, mas hoje foi o dia dele. O fato de ele ser o primeiro piloto na história do esporte a ser campeão mundial tanto no Ciclocross quanto na Estrada é incrível.”
O ex-diretor esportivo Johan Bruyneel discute as diferenças entre Van der Poel e Van Aert: “Van der Poel é simplesmente um ciclista um pouco melhor e sempre leva uma pequena vantagem nas curvas. Acho que as qualidades de Van Aert não se traduzem em resultados retumbantes. Ele venceu apenas duas corridas este ano. Não estou dizendo que um é melhor que o outro. Eles são geralmente muito semelhantes. No entanto, Van der Poel está mais frequentemente no degrau mais alto do que Van Aert.”
Embora o equilíbrio entre Van Aert e Van der Poel esteja agora bastante a favor do holandês, o ex Campeão Americano e gregário de Armstrong, George Hincapie defende o belga: “Não se esqueçam que eles tiveram uma preparação completamente diferente para este Mundial. Van Aert era de fato o “burro de carga” da Jumbo-Visma no Tour, enquanto Van der Poel estava realmente treinando no Tour. É por isso que não é inteiramente justo dizer que Van der Poel é um piloto melhor do que Van Aert.”