Lenda do ciclismo admite ser superado por Tadej Pogacar “se não houver acidentes ele ultrapassará a Merckx e a mim”

Bernard Hinault, uma das maiores lendas do ciclismo mundial, celebrou nesta quinta-feira seu 70º aniversário. Em comemoração à data, o francês concedeu uma entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, onde relembrou momentos marcantes de sua carreira e ofereceu sua visão sobre o ciclismo contemporâneo.

Hinault, conhecido como “Texugo”, foi um dos ciclistas mais vitoriosos de sua geração, acumulando 5 vitórias no Tour de France, 3 no Giro d’Italia e 2 na Vuelta a España, além do Campeonato Mundial e diversos Monumentos, totalizando 146 vitórias como ciclista profissional.

“Estive no meu tempo, assim como Merckx esteve no dele”

Apesar de seu status de lenda, Hinault é modesto ao falar sobre seu lugar na história do ciclismo. Ele admite que foi um ícone em seu tempo, mas acredita que cada era do esporte tem seus próprios heróis.

“Sou um mito? Acho que estive no meu tempo, assim como Eddy Merckx esteve no dele. Cada período do ciclismo teve uma referência. Coppi, Bartali, Anquetil, Bobet estavam diante de nós e então chegou Indurain (Miguel, venceu 5x o Tour de France, na década de 90). Cada um tinha o seu lugar em um determinado momento”, declarou o francês.

girodociclismo.com.br lenda do ciclismo admite ser superado por tadej pogacar se nao houver acidentes e ultrapassara a merckx e a mim image 3
Dois dos maiores ídolos da história do ciclismo, Eddy Merckx (venceu 11 Grand Tours) e Bernard Hinault (venceu 10 Grand Tours)

A aposentadoria precoce aos 32 anos

Hinault também comentou sobre sua decisão de se aposentar precocemente, aos 32 anos, algo incomum para atletas de elite.

“Não me arrependo da minha carreira. Aposentei-me aos 32 anos, mas pude decidir por mim mesmo quando não queria mais competir”.

“Acho que isso não acontece com quase ninguém. Se eu quisesse fazer meu 6º Tour de France, teria permanecido correndo, mas não o fiz”, explicou Hinault.

Hinault impressionado com Tadej Pogacar

Na entrevista, Hinault também falou sobre a estrela do momento Tadej Pogacar. Segundo Hinault, Pogacar está no caminho para superar até mesmo as maiores lendas do ciclismo, como ele próprio e Eddy Merckx.

“Se não houver acidentes, Pogacar ultrapassará a Merckx e a mim sem problemas. Seus sucessos falam por si. E me impressiona que ele tenha vencido 3 Tours de France aos 26 anos e nas que perdeu tenha ficado em 2º lugar”, afirmou o francês, impressionado com o desempenho de Pogacar.

girodociclismo.com.br lenda do ciclismo admite ser superado por tadej pogacar se nao houver acidentes e ultrapassara a merckx e a mim image 4
Tadej Pogacar e Eddy Merckx

“Sim, vejo-o conquistando o Giro-Tour-Vuelta no mesmo ano”

Hinault também acredita que Pogacar poderá alcançar um feito histórico ao conquistar o Giro d’Italia, o Tour de France e a Vuelta a España em um único ano. Para ele, é apenas uma questão de tempo até que o jovem esloveno busque esse objetivo.

“Acho que Pogacar pode chegar a pelo menos seis Tours. E sim, vejo-o conquistando o trigêmeo Giro-Tour-Vuelta no mesmo ano. Acho que mais cedo ou mais tarde ele tentará”, concluiu Hinault.

girodociclismo.com.br lenda do ciclismo admite ser superado por tadej pogacar se nao houver acidentes e ultrapassara a merckx e a mim image 7
Tadej Pogacar iniciou 2024, com a vitória inédita do Giro d’Italia
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.