Lenda do ciclismo fala sobre polêmica no Tour de Flandres “tenho minha opinião, mas vou guardar para mim”

O episódio especial de Natal do podcast belga Stamcafe Koers teve um convidado de peso: Tom Boonen. Durante mais de duas horas e quarenta minutos, o ex ciclista belga relembrou passagens de sua vitoriosa carreira, que incluiu 4 vitórias na Paris-Roubaix e 3 títulos no Tour de Flandres, totalizando 122 vitórias profissionais.

Entretanto um assunto veio à tona, um boato que persiste sobre Fabian Cancellara e o suposto motor utilizado pelo suíço no Tour de Flandres de 2010. Este é um assunto que Boonen revela nunca ter superado.

girodociclismo.com.br lenda do ciclismo fala sobre polemico caso durante o tour de flandres tenho minha opiniao mas vou guardar para mim image 3
Fabian Cancellara venceu o Tour de Flandres 2010

A Bicicleta Eddy Merckx e o Tour de Flandres de 2010

O episódio começou com Boonen relembrando a bicicleta Eddy Merckx com a qual conquistou o 5º lugar na Paris-Roubaix de 2010. Naturalmente, a conversa evoluiu para o Tour de Flandres daquele mesmo ano. “2010? Ah, esse foi o ano em que o Cancellara me deixou para trás em todas as corridas”, comentou Boonen, referindo-se à temporada impressionante de primavera do Suíço, quando venceu a E3, o Tour de Flandres e a Paris-Roubaix.

No entanto, essa série de vitórias de Cancellara foi seguida por um acontecimento inesperado. Em maio de 2010, surgiu no YouTube um vídeo no qual o ex-ciclista profissional Davide Cassani demonstrava uma bicicleta com motor oculto.

Pouco depois, circularam imagens relatando que o suíço teria utilizado um mecanismo semelhante em suas vitórias no Ronde e em Roubaix, apertando um botão no guidão. O ataque de Cancellara no Muur van Geraardsbergen, onde deixou Boonen para trás de forma surpreendente, foi o principal ponto que alimentou as especulações.

Confira o vídeo com Davide Cassani e Fabian Cancellara

“Tenho minha opinião, mas vou guardar para mim”

Fabian Cancellara sempre negou o uso de um motor oculto, mas as dúvidas permanecem tanto para os fãs quanto para Tom Boonen.

“As pessoas costumam me procurar sobre isso, mas sou a última pessoa que deveria ter algo a dizer. Na verdade, tenho que ficar quieto sobre isso. Também não sei o que é verdade ou não. Tenho minha opinião, mas vou guardar isso para mim”, afirmou Boonen, de forma enigmática.

girodociclismo.com.br lenda do ciclismo fala sobre polemico caso durante o tour de flandres tenho minha opiniao mas vou guardar para mim image 4

Apesar disso, o belga deixou escapar algumas observações que reforçam suas suspeitas. Ele lembra dois momentos em que Cancellara trocou de bicicleta, separados por apenas 6 km.

“Vi-o fazer todos os esforços do mundo para se posicionar do lado direito da estrada antes daquela curva à esquerda. Então ele saltou da bicicleta e pegou outra. Três segundos depois, estava ao meu lado novamente. Pensei: que estranho planejou uma troca de bicicleta ali. Por que motivo isso aconteceu? Não sei”, afirma Boonen.

“Quando saímos do palco, uma bicicleta havia sumido”

Outro detalhe intrigante lembrado por Boonen foi o desaparecimento de uma bicicleta na final do Tour de Flandres de 2010, após a chegada em Ninove.

“Na chegada, estávamos longe do pódio, da sala de imprensa e do controle antidoping. Todos sempre pegavam suas bicicletas para voltar aos ônibus, que estavam mais distantes”.

“Quando saímos do palco, uma bicicleta havia sumido. Gilbert e eu pegamos as nossas, enquanto ele [Cancellara] lutava a pé para passar por todas as pessoas. Na hora, eu não pensei nisso, mas depois você começa a pensar”, finalizou Tom Boonen.

girodociclismo.com.br lenda do ciclismo fala sobre polemico caso durante o tour de flandres tenho minha opiniao mas vou guardar para mim image 7
Pódio do Tour de Flandres 2010, Tom Boonen, Fabian Cancellara e Philippe Gilbert
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.