Lotte Kopecky vence pela 3ª vez o Tour de Flandres Feminino, confira os resultados e a chegada

A campeã mundial Lotte Kopecky (SD Worx-Protime) conquistou neste domingo sua 3ª vitória no Tour de Flandres Feminino, tornando-se a única recordista da prova.

Após um percurso desafiador de quase 170 km, a belga superou suas rivais no sprint final em Oudenaarde, deixando Pauline Ferrand-Prévot (Visma-Lease a Bike) em segundo e Liane Lippert (Movistar) em terceiro.

girodociclismo.com.br lotte kopecky faz historia com terceira vitoria no tour de flandres feminino image 8

Um percurso desafiador com trechos decisivos

A edição de 2025 do Tour de Flandres contou com 168,9 km, repetindo o percurso final da prova masculina.

Os 50 km finais concentraram as maiores dificuldades, com passagens clássicas e decisivas: Koppenberg, trechos de paralelepípedos, Taaienberg, Oude Kruisberg/Hotond, Oude Kwaremont e Paterberg. Depois disso, as ciclistas enfrentaram 13 km planos até a chegada em Oudenaarde.

Sete ciclistas na fuga do dia

Apesar de diversas quedas ao longo da prova, uma fuga de 7 ciclistas conseguiu se estabelecer: Britt de Grave (DD Group), Nicole Steigenga (AG Insurance-Soudal), Franziska Brauße (Ceratizit), Romy Kasper (Human Powered Health), April Tacey (Coop-Repsol), Alison Avoine (St Michel) e Aoife O’Brien (DAS Hutchinson) chegaram a abrir 7 min de vantagem. No entanto, a tentativa foi neutralizada a 40 km do final, abrindo espaço para novas movimentações entre as favoritas.

girodociclismo.com.br lotte kopecky faz historia com terceira vitoria no tour de flandres feminino image 10
Nicole Steigenga foi a última ciclista a ser alcançada pelo pelotão

A seleção no Oude Kwaremont e o quarteto decisivo

Com a aproximação do trecho final, Mischa Bredewold e Lauretta Hanson atacaram, mas foram neutralizadas no Oude Kruisberg. Foi ali que Liane Lippert lançou um movimento agressivo, e um grupo de elite formado por Lotte Kopecky, Puck Pieterse e Pauline Ferrand-Prévot se aproximou.

O momento decisivo veio no Oude Kwaremont. Ferrand-Prévot atacou e foi seguida por Lippert e Kopecky. Kasia Niewiadoma conseguiu se juntar às três, formando o quarteto que definiria a corrida. Atrás, nomes fortes como Van der Breggen, Ellen van Dijk e Marlen Reusser tentaram reagir, mas a vantagem do grupo da frente cresceu para mais de 20 segundos.

girodociclismo.com.br lotte kopecky faz historia com terceira vitoria no tour de flandres feminino image 4

Grupo perseguidor não se organiza

Apesar das tentativas de ataque no Paterberg, nenhuma ciclista conseguiu se destacar, e o quarteto Kopecky, Ferrand-Prévot, Lippert e Niewiadoma seguiu unido até Oudenaarde. A falta de colaboração no grupo perseguidor selou o destino da corrida.

girodociclismo.com.br lotte kopecky faz historia com terceira vitoria no tour de flandres feminino image 7

Sprint final consagra Kopecky como lenda da prova

No sprint decisivo, Lotte Kopecky mostrou sua força e experiência. Mesmo sendo marcada de perto pelas rivais, respondeu ao ataque final de Niewiadoma e lançou seu sprint a 200 metros da chegada, vencendo de forma categórica.

Com essa vitória, Kopecky se torna a única ciclista a vencer 3x o Tour de Flandres Feminino. Além disso, ela entra para um seleto grupo de campeãs mundiais que venceram a prova, ao lado de Judith Arndt (2005), Marianne Vos (2013) e Lizzie Deignan (2016).

girodociclismo.com.br lotte kopecky faz historia com terceira vitoria no tour de flandres feminino image 3

Assista a chegada

Resultados do Tour de Flandres Feminino

girodociclismo.com.br image image 61
girodociclismo.com.br image image 64
girodociclismo.com.br image image 66
girodociclismo.com.br image image 68
girodociclismo.com.br image image 69
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.