No início de janeiro, Luke Plapp tentará conquistar seu terceiro título consecutivo no Campeonato Nacional Australiano. No entanto, devido à competitividade acirrada da corrida, é difícil fazer previsões sobre o resultado.
“Adoro competir em competições nacionais em Ballarat; tem um lugar especial no meu coração”, revelou Plapp, que correrá com novas cores no próximo ano, após ter trocado a INEOS Grenadiers pela Jayco AlUla, disse ao canal de TV australiano SBS Sport.
“Eu amo o percurso. Acho que o percurso oferece uma chance para todos. Você pode ter um velocista no pódio em um ano, ou um escalador vencendo no ano seguinte.”
Grande favorito
Plapp, de 22 anos, é visto como indiscutivelmente o grande favorito. Como tal, ele sempre recebe uma recepção calorosa quando corre em casa.
“É uma atmosfera brilhante em torno de Buninyong. Nós adoramos isso como ciclista”, diz ele. “Você pode sentir todos entusiasmados à medida que as voltas são contadas, e tudo se resume ao confronto final na última volta.”
Diretor da prova entusiasmado
Com Ballarat também comemorando um marco histórico de 21 anos como sede do Campeonato Nacional Australiano, o diretor da prova, Scott McGrory, está ansioso para garantir outra edição memorável.
“Ballarat se tornou sinônimo de campeonatos nacionais de estrada nas últimas duas décadas”, diz ele.
“O percurso, os pilotos e os fãs sempre proporcionam uma semana emocionante de corridas e um destaque do calendário de ciclismo australiano. Estou confiante de que 2024 nos proporcionará outra edição fantástica, uma edição imperdível.”