Mads Pedersen venceu a Gent-Wevelgen com grupo de Gravel e somente 1 disco dianteiro, assista o vídeo
Mads Pedersen, assim como outros ciclistas da Lidl-Trek, optou por correr e vencer a Gent-Wevelgem utilizando apenas uma coroa dianteira.
Essa escolha o diferencia de outros grandes nomes do pelotão, como Mathieu Van der Poel e Tadej Pogacar, que permanecem utilizando, mesmo em provas de paralelepípedos, o tradicional sistema de duas coroas.

SRAM Red XPLR 1×13
O dinamarquês já havia compartilhado essa decisão em novembro por meio de sua conta no Instagram. A opção pelo câmbio dianteiro único já havia sido vista durante a Omloop Het Nieuwsblad e se repetiu em outras competições, como a E3 Saxo Classic e a própria Gent-Wevelgem.
Em todas essas provas, Pedersen utilizou o sistema de marchas SRAM Red XPLR 1×13, utilizado normalmente em competições de Gravel.

Conforto e Segurança em Primeiro Lugar
Para Pedersen, a decisão está mais relacionada ao conforto e à segurança do que a uma possível melhora no desempenho. “Para mim, é uma questão de conforto e segurança”, explica o ciclista.
“Não sei se isso ajuda no meu desempenho, mas sou um grande fã de ter uma engrenagem na frente: isso torna muito menos provável ter acidentes com o câmbio dianteiro.”
This Classics season, @SRAMroad RED XPLR has been Lidl-Trek’s secret weapon during the rough-and-tumble classics.
— Lidl-Trek (@LidlTrek) March 31, 2025
Here’s @Mads__Pedersen and Technical Support Manager, Glen Leven explaining why… pic.twitter.com/hhbiD8Z7dK
Enorme disco dianteiro e câmbio traseiro mais robusto
O sistema adotado pelo dinamarquês consiste em um enorme disco dianteiro de 56 dentes, combinado com 13 engrenagens no câmbio traseiro, variando entre 10 e 46 dentes.
Esse conceito, originado das bicicletas de gravel, também apresenta um câmbio traseiro mais robusto, proporcionando maior resistência nos trechos de paralelepípedos.

Lidl-Trek com coroa única no Tour de Flandres e Paris-Roubaix
A tendência se estenderá para outras clássicas da temporada, como o Tour de Flandres, no próximo domingo e na Paris-Roubaix (13.04), onde a maioria dos ciclistas da Lidl-Trek também deverá optar pelo sistema de coroa única.