Maior ascensão da Europa, sem autorização para receber Vuelta a España 2024; conheça o Pico La Veleta
A Volta à Espanha não incluirá, por enquanto, a etapa com chegada em La Veleta, a subida cujo ponto mais alto está situado acima dos 3.300 metros acima do nível do mar. Javier Guillén, o diretor da competição, anunciou essa decisão durante uma coletiva de imprensa realizada na cidade de Valladolid.
“Gostaríamos de terminar uma etapa em La Veleta, a mais de 3.000 metros de altitude, mas no momento não temos as autorizações necessárias das autoridades”, afirma Guillén, segundo o site Ciclo 21. “Respeitamos isso, mas ainda estamos trabalhando, para terminar uma etapa na maior altitude da história.”
Ascensão de 42 quilômetros
A subida de 42,5 quilômetros até o Pico La Veleta, está localizada na Serra Nevada. Com 3.300 metros, não é apenas a subida asfaltada mais alta de Espanha, mas também de toda a Europa. A estrada, um beco sem saída, leva você de Granada em aproximadamente 40 quilômetros, desde uma altitude de 709 metros até o cume, a 3.300 metros.
Embora o topo esteja na verdade um quilômetro depois, os ciclistas deverão enfrentar um trecho da estrada, ainda não pavimentado. Com uma inclinação média de 6,5%, os ciclistas terão nada menos que 2.688 de desnível acumulado.