Marc Hirchi bate Julian Alaphilippe e vence a Clásica San Sebastian, confira os resultados e a chegada
Marc Hirschi (UAE Team Emirates) venceu a Clásica San Sebastián, neste sábado. O suíço atacou na dura ascensão Pilotegi com Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e derrotou o francês num sprint-à-deux. Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) fechou o pódio na 3ª posição.
O Percurso com mudanças
O percurso da Clásica San Sebastián mudou ligeiramente em relação aos anos anteriores, com uma nova subida final, o Pilotegi (2 km a 11,7%). Esta subida apresentou um pequeno trecho com 27% de inclinação, a somente dez km da chegada. Anteriormente o pelotão precisaria cruzar Jaizkibel (7,9 km a 5,6%) e Erlaitz (3,8 a 10,6%).
Fuga inicial numerosa
Dez ciclistas abriram uma fuga com 193 km para a chegada. Apesar de numerosa, ela aparentemente não parecia ter sucesso. Simon Carr(EF Education-EasyPost),Warren Barguil (Team dsm-firmenich PostNL), Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl-Trek), Sylvain Moniquet(Lotto Dstny), Davide De Pretto(Team Jayco AlUla), Jesús Herrada(Cofidis), Ben Zwiehoff (Red Bull BORA-hansgrohe), Thibault Guernalec(Arkéa-B&B Hotels), Ådne Holter(Uno-X Mobility), Latour Pierre Latour(TotalEnergies) tentaram a sorte na loteria basca.
No início do Jaizkibel, a setenta km da meta, a vantagem da fuga era de menos de dois minutos, e Simon Carr atacou cedo, enquanto o restante da fuga era alcançado durante a escalada, com a Visma-Lease a Bike controlando as ações.
No Erlaitz (3,8 a 10,6%), coube a Dylan van Baarle aumentar o ritmo, no entanto foram Julian Alaphilippe e Florian Lipowitz que atacaram. Pavel Sivakov aproveitou e imediatamente atacou também, assumiu a frente e abriu uma vantagem.
Alaphilippe estava no grupo de nove ciclistas, como Marc Hirschi , Neilson Powless, Andreas Kron, Brandon McNulty, Kevin Vermaerke, Michael Woods, Jhonathan Narváez e Lennert Van Eetvelt, que perseguiam Pavel Sivakov.
Últimos Quilômetros
Ao subir o Pilotegi (2 km a 11,7%), Sivakov ainda tinha uma margem de menos de quinze segundos. Isso acabou não sendo suficiente para seguir em frente. Logo após o início da escalada, Sivakov viu Julian Alaphilippe passar, com Marc Hirschi na roda.
Hirschi e Alaphilippe continuaram a rodar bem até o último quilômetro. A dupla entrou no último km com o francês liderando, no entanto Hirschi atacou primeiro. Alaphilippe teve que ceder alguns metros e não conseguiria recuperar. A vitória foi para Hirschi, Alaphilippe teve que se contentar com o segundo lugar. Atrás da dupla, Van Eetvelt chegou na terceira posição.