Marc Hirschi vence Clássica Comunitat Valenciana, António Morgado 3º, confira os resultados e a chegada
Marc Hirschi venceu sua primeira competição com as cores de sua nova equipe Tudor ProCycling. O suíço bateu Christian Scaroni (XDS Astana) no sprint para vencer a 41ª Clássica Comunitat Valenciana.
O português António Morgado (UAE Team Emirates-XRG) conquistou mais um bom resultado ao bater Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) para ficar com a 3ª colocação.
Percurso da Clássica Comunitat Valenciana
A prova de 185,5 km teve início na cidade de Valência com um início plano. Entretanto, no terço final da competição, a famosa subida do Coll de Rates (6,7 km a 5,2%) e o Alto de Turrón Duro (3,5 km a 9%) a apenas 9,5 km da chegada, em La Nucia deveriam decidir a prova.
Sabgal/Anicolor na fuga do dia
Três ciclistas abriram a fuga do dia, logo após a largada. Xavier Cañellas (Sabgal/Anicolor), Martin Pedersen (Lidl-Trek) e Baptiste Veistroffer (Lotto) tentavam a sorte na loteria espanhola. O trio conseguiu abrir uma vantagem máxima de 3 minutos.
Entretanto a vantagem foi diminuindo, conforme o pelotão acelerava com a aproximação da icônica ascensão espanhola Coll de Rates.
Fuga neutralizada no Coll de Rates
E aconteceu o que era previsto, a fuga acabou neutralizada no início no Coll de Rates, após uma forte aceleração do pelotão, principalmente comandado pela Bahrain Victorious e Tudor, que claramente trabalhavam para Santiago Buitrago e Marc Hirschi.
O Coll de Rates selecionou o pelotão e somente um pequeno grupo de ciclistas enfrentariam a última montanha do dia, o Alto de Turrón Duro.
Batalha decisiva no Alto de Turrón Duro
Na subida final para o Alto de Turrón Duro, o ritmo acelerado dividiu o pelotão, formando um grupo de elite com oito ciclistas. Logo, os ataques aconteceram. Santiago Buitrago foi o primeiro a movimentar a corrida, forçando Hirschi, Scaroni e Jan Christen a reagirem.
Em um trecho especialmente especial, Christen conseguiu abrir vantagem sobre os adversários, mas foi alcançado antes do topo por Scaroni e Hirschi.
A descida para La Nucia se transformou em um jogo de estratégia. Scaroni tentou desestabilizar os rivais suíços, lançando ataques táticos, mas Hirschi demonstrou resiliência e neutralizou os movimentos do italiano. Enquanto isso, Christen acabou perdendo contato e foi ultrapassado por Buitrago e Antonio Morgado.
Vitória de Marc Hirschi
Já na reta final, Hirschi e Scaroni disputaram a vitória em um sprint direto. O ciclista suíço foi implacável e conquistou sua primeira vitória com a equipe Tudor, batendo Christian Scaroni.
António Morgado 3º colocado
Enquanto isso, António Morgado superava Santiago Buitrago, para conquistar o 3º lugar, seu segundo pódio consecutivo, após a vitória no GP Castellón, neste sábado.
Assista a chegada
Marc Hirschi starts his season by winning the Clàssica Comunitat Valenciana 1969 – GP Valencia #ClàssicaCV1969https://t.co/iqv5dmO3eb pic.twitter.com/fK3kCxVEBo
— Eemeli (@LosBrolin) January 26, 2025
Resultados da 41ª Clássica Comunitat Valenciana
*P.S: O Giro do Ciclismo estará atualizando a Classificação Final, conforme a organização da prova estiver disponibilizando-a.