Mark Cavendish tentará bater o recorde de Merckx em 2024
“Ainda não acabou”. Com esta frase reveladora, Astana Qazaqstan Team anunciou hoje que Mark Cavendish continuará como ciclista profissional por mais um ano. O britânico de 38 anos queria se despedir depois deste ano, mas depois de sua queda e abandono no Tour de France, os planos mudaram.
Não é nenhuma surpresa que Cavendish persista nisso por mais um ano. Nas semanas após a queda no Tour, já havia muita especulação sobre seu futuro. O site italiano Tuttobiciweb, publicou em julho, que Cavendish estaria perto de uma extensão de contrato com seu atual empregador, Astana Qazaqstan Team. Poucos meses depois, La Gazzetta dello Sport veio com a mesma informação e agora a decisão foi tomada.
Cavendish anunciou sua aposentadoria no final de maio, durante o Giro d’Italia. Pouco tempo depois, ele venceu a etapa final daquela competição e foi tentar mais uma vitória no Tour de France. Cavendish conseguiu boas colocações, porém, a vitória não veio. E na oitava etapa, ele caiu forte, fraturando a clavícula.
O sonho de alcançar a 35ª vitória em etapas do Tour e se tornar o maior recordista em número de vitórias em etapas, parecia desmoronar, mas Cavendish está colocando tudo no Tour de France mais uma vez em 2024, esperando ultrapassar o recorde do maior de todos os tempos, Eddy Merckx.