Uma clavícula quebrada, um esterno quebrado e várias costelas quebradas. Essa era a avaliação médica de Wout van Aert até agora, após sua queda na Dwars door Vlaanderen. Mas agora Van Aert também tem um pulmão machucado. Merijn Zeeman, ainda diretor esportivo da Visma-Lease a Bike, disse isso em uma entrevista coletiva.
Verificação em algumas semanas
“Van Aert também está com um pulmão machucado. A verificação ocorrerá em algumas semanas. Então saberemos qual é a real situação dele. Isto torna sua respiração difícil”.
“E isso é obviamente difícil para um atleta de resistência. Algo assim se recupera com o tempo. Então com certeza vai dar certo. Mas é claro que dói.”
Com uma contusão pulmonar, o pulmão funciona pior devido ao inchaço e ao acúmulo de líquido nos alvéolos. Uma operação geralmente proporciona pouco alívio. Alívio da dor e exercícios respiratórios são frequentemente administrados.
Ferimentos estão cicatrizando bem
Além disso, Van Aert está a fazer progressos constantes. “Ele está andando um pouco. Suas feridas estão cada vez melhores. Ainda mantivemos contato esta manhã. Na verdade, estou surpreso com a rapidez com que ele se recupera”.
“Observando aquela queimadura horrível em suas costas sarar. Então você pode ver que são atletas muito especiais. Nesse aspecto, as coisas estão indo bem.”
E o Giro? “Isso ainda é um ponto de interrogação. Realmente não podemos dizer nada aos médicos sobre isso ainda.”