Antes do início da primeira etapa do Tour de France, Mathieu van der Poel já antecipava que o seu objetivo seria disputar a vitória na etapa em Bilbao. No entanto, no final das contas, ele não conseguiu alcançar esse objetivo e terminou em 37º lugar. Após a corrida, em entrevista à rede holandesa NOS, MVDP comentou: “Em determinado momento, não consegui me manter no pelotão, pois não estava tendo o meu melhor dia.”
Van der Poel não conseguiu acompanhar o ritmo dos melhores ciclistas na Côte de Pike, uma subida de 2,2 km a 9,9%, que foi o último desafio do primeiro dia. Ele comentou: “Normalmente, eu sempre consigo superar isso. Não foi terrível, mas eu sabia que precisava ter um dia excepcional para ficar com eles. Não subi como esperava naquela última subida. Já havia sentido nas subidas anteriores que minhas pernas não estavam no seu melhor. O percurso não mente, isso é algo para se ter em mente para o futuro.”
A subida anterior foi a Côte de Vivero, com 4,3 km a 6,9%. Será que Van der Poel sentiu que não estava bem lá? Ele respondeu: “Obviamente, isso não é um bom sinal, mas você continua tentando e espera por uma reviravolta durante a corrida. No geral, não superei tão bem a última subida, mas era um pouco longe para avaliar com precisão.”
Apesar de não ter alcançado o resultado esperado, Van der Poel encontrou aspectos positivos na corrida. Ele expressou sua satisfação dizendo: “Foi menos agitado do que eu esperava. Já tive primeiros dias mais estressantes no Tour, então foi tranquilo nesse aspecto. As estradas eram seguras e largas. No geral, não foi ruim.”