Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) correu e venceu a E3 Saxo Classic utilizando um conjunto de rodas sem marca. No entanto, a análise de detalhes técnicos, sugere que essas rodas são, quase certamente, um novo modelo Shimano Dura-Ace em desenvolvimento.
Indícios de um Novo Design
A principal pista sobre a novidade está nos cubos das rodas. Diferentemente do atual modelo Dura-Ace, os nipples dos raios parecem ter sido reposicionados, saindo da extremidade do aro e sendo integrados ao cubo. Esse design já foi adotado pela Shimano no passado, mas não faz parte das versões mais recentes da linha.

O primeiro conjunto a apresentar essa configuração foi o WH-7700, lançado no final da década de 1990. Esse design, que alegava reduzir o peso rotacional e melhorar a aerodinâmica, permaneceu em uso até a era 7810 do Dura-Ace. No entanto, foi abandonado em 2007 com a chegada das rodas híbridas de carbono e liga WH-7850.

Evolução e Possíveis Melhorias
A Shimano já experimentou brevemente os nipples internos durante a era R9000 do Dura-Ace, mas nos últimos anos voltou a utilizar a configuração externa. Outra característica intrigante observada no novo modelo é o espaçador/porca abaixo do anel de trava da válvula tubeless, que parece ser moldado como parte do aro, em vez de uma peça separada.
Além disso, os aros aparentam estar ligeiramente mais largos em comparação com a versão anterior – uma evolução comum para novos conjuntos de rodas em 2025, considerando a tendência de melhoria na aerodinâmica e estabilidade.

Resposta Oficial da Shimano
Diante das especulações, a Shimano emitiu um comunicado oficial cauteloso:
“A Shimano está continuamente desenvolvendo novos produtos e avalia o desempenho de nossos produtos com base no feedback valioso dos ciclistas”.
“No entanto, não abordamos rumores, especulações ou informações não verificadas sobre nossos produtos, independentemente de estarem em desenvolvimento ou não”.