Mathieu van der Poel revela um pneu furado na conquista do 7º título mundial “andei muito tempo com o pneu dianteiro furado”
Mathieu van der Poel confirmou todas as expectativas ao vencer, com grande confiança, seu 7º título mundial de Ciclocross. Com essa conquista, o ciclista holandês iguala o recorde do belga Eric De Vlaeminck. “Você espera conseguir isso um dia, mas eu nunca imaginei que seria capaz”, declarou Van der Poel em entrevista logo após a prova.
“Eu queria uma vantagem rápida para desencorajar os perseguidores”
Desde a largada, Van der Poel assumiu a liderança e não deu chances para os adversários. “Ontem, vi no Sub-23, onde Tibor del Grosso venceu, que seria melhor estar na frente e fazer o que você quer, especialmente neste percurso, porque era muito complicado. Eu queria obter uma vantagem rápida para desencorajar os perseguidores”, explicou o holandês.
“Eu sabia onde tinha que assumir a liderança da corrida”
Questionado se conseguiu alguma vantagem na subida inicial, Van der Poel destacou que sua velocidade nos primeiros metros foi determinante, embora Toon Aerts tenha conseguido ultrapassá-lo momentaneamente.
“Eu sabia onde tinha que assumir a liderança da corrida. Criei imediatamente uma boa vantagem, o que me deu muita confiança para o resto da corrida”, afirmou.
“Tive que andar com o pneu dianteiro furado por um longo tempo”
Apesar do domínio absoluto, Van der Poel teve um momento de preocupação durante a prova. “Fiquei com medo de um pneu furado”, revelou o ciclista de 30 anos, que de fato sofreu um furo no pneu, mas sem grandes consequências para sua performance. Dessa forma, ele garantiu mais um título mundial com um desempenho impecável.
“Meu pneu furou depois de passar pelo primeiro posto de controle, então tive que andar com o pneu dianteiro furado por um longo tempo. Isso exigiu muita energia”.
“Depois disso, também pedi pressões de pneu mais altas só para ter certeza”, revelou o 7x campeão Mundial (2015, 2019, 2020, 2021, 2023, 2024 e 2025).
Van der Poel iguala recorde de Eric De Vlaeminck
Com seu 7º título mundial, Van der Poel agora é co-recordista, junto com a lenda do Ciclocross Eric De Vlaeminck. “O recorde permaneceu por muito tempo. Eu tinha esperança de alcançar esse objetivo um dia, mas não conseguia imaginar que um dia conseguiria. Isso é muito especial.” Ele baterá o recorde na Holanda no ano que vem? “Vou aproveitar este recorde primeiro”, finalizou Mathieu van der Poel.