Na tarde desta terça-feira, Mathieu van der Poel (Alpecin Deceuninck) comemorou sua primeira vitória após mais de 5 meses, ao vencer a etapa inaugural do Tour de Luxembourg. A última vitória de Mathieu van der Poel ocorreu na Paris-Roubaix, no dia 07 de abril.
Com o Campeonato Mundial de 2024 no horizonte, essa vitória chega em um momento importante, trazendo confiança para o holandês.
“Fazia tempo que eu não levantava as mãos”
“É ótimo vencer a primeira etapa. Fazia tempo que não conseguia levantar as mãos no ar”, afirmou Van der Poel em sua entrevista pós-corrida, após um sprint exigente em subida, onde superou Christophe Laporte e Andreas Kron.
“Foi divertido hoje, foi uma etapa linda e estou ansioso pelo resto da corrida”, afirmou Van der Poel, que com o sucesso na etapa, alcançou sua 50ª vitória no ciclismo de estrada.
Lembrança amarga de Luxemburgo
Van der Poel também relembrou sua última passagem por Luxemburgo, durante o Mundial de Ciclocross de 2017, onde foi derrotado por seu grande rival, Wout van Aert. “Faz um tempo que não venho aqui, deve ter sido o campeonato mundial de ciclocross, onde perdi”, comentou o líder da Alpecin-Deceuninck.
“Foi uma etapa linda e, como eu disse, o resto das etapas parece difícil, então vou aproveitar. Estou muito feliz com a vitória da etapa.”
Van der Poel segue com somente 2 gregários na equipe
Mesmo com a vitória, o dia não foi perfeito para Van der Poel e sua equipe. Três dos companheiros do Campeão Mundial foram forçados a abandonar a competição, após ficarem doentes.
“Acho que vencer etapas é importante. Perdemos alguns ciclistas devido a doenças, agora estamos limitados a três. Portanto, será controlar a corrida. Vim aqui para vencer uma etapa e tive sucesso na primeira, então isso é bom, tira um pouco difícil da pressão para o que está por vir”, concluiu Van der Poel.