Mathieu van der Poel foi eleito Esportista do Ano Holanda. O holandês receberá seu prêmio, esta noite em uma festa de gala, em Amsterdã. Van der Poel venceu os outros dois indicados: o piloto de Fórmula 1 Max Verstappen, que já conquistou o título três vezes, e o ciclista de pista Harrie Lavreysen.
Os resultados da eleição para Desportista do Ano foram divulgados na Gala do Desporto da NOC*NSF e da NOS. O vencedor foi parcialmente determinado pelos votos digitais de outros atletas. Todos esses votos contaram 50 por cento, os votos do júri profissional os outros 50 por cento.
Vitórias de Mathieu Van der Poel
Mathieu van der Poel sagrou-se campeão mundial fora de casa este ano, após uma vitória heróica em Glasgow, na qual conquistou a vitória sozinho, apesar de uma queda. No início do ano, ele também venceu o Campeonato Mundial de Ciclocross e os Monumentos Milan-San Remo e Paris-Roubaix.
Harrie Lavreysen
Lavreysen foi o rei do sprint do ano no ciclismo de pista. Em Glasgow conquistou o ouro no Campeonato Mundial no sprint e no sprint por equipes, enquanto em Grenchen sagrou-se três vezes campeão europeu no sprint, keirin e sprint por equipes.
Max Verstappen
Max Verstappen tornou-se campeão mundial de Fórmula 1, pelo terceiro ano consecutivo e registrou nada menos, que dezenove vitórias em GPs das 22 corridas realizadas. Em 2016, 2021 e 2022, ele recebeu o prêmio de Esportista do Ano, mas este ano, teve que deixar esse título para Mathieu van der Poel.