Vencedor do Tour de Suisse, Campeão da Dinamarca e posicionado no top 10 em diversos provas clássicas, como Amstel Gold Race, La Flèche Wallonne, Liège-Bastogne-Liège, GP de Quebec e GP de Montreal, Mattias Skjelmose está determinado a solidificar seu potencial na temporada de 2024.
O ciclista dinamarquês da equipe Lidl-Trek revelou parte significativa de seu cronograma em uma participação no podcast Forhjulslir. Durante a entrevista, Skjelmose revelou que seus planos de retorno, foram feitos mais tarde, do que nos anos anteriores.
Não será possível vê-lo em ação até o final de fevereiro, marcando sua volta na Faun Ardèche Classic (França) e no Faun Drôme Classic. Posteriormente, planeja participar de eventos como a Paris-Nice e o Tour du Pays Basque.
No entanto, seu foco principal, na primeira metade da temporada, serão as Clássicas das Ardenas, onde em 2023 ele conquistou três vezes, uma posição entre os 10 primeiros, incluindo o 2º lugar na La Flèche Wallonne.
Segunda metade da temporada terá 3 objetivos
Após esta primeira parte da temporada, o dinamarquês de 23 anos passará para um segundo grande bloco de corridas no final do ano.
Na verdade, Skjelmose terá 3 principais objetivos: Jogos Olímpicos de Paris, La Vuelta a España e o Mundial de Zurich. Ao contrário do ano passado, ele vai pular o Tour de France, para se concentrar totalmente no final da temporada. Na Vuelta a España, Skjelmose tentará conseguir uma boa classificação geral, ele que ainda não brilhou em um Grand Tour, apesar do seu inegável talento para este tipo de prova.
Provável Calendário de provas de Mattias Skjelmose para 2024:
– Faun Ardèche Classic (24 de fevereiro)
– Faun Drôme Classic (25 de fevereiro)
– Paris-Nice (3 a 10 de março)
– Itzulia Basque Country (de 1 a 6 de abril)
– Amstel Gold Race (14 de abril)
– La Flèche Wallonne (17 de abril)
– Liège-Bastogne-Liège (21 de abril)
– Critérium du Dauphiné (2 a 9 de junho)
– Jogos Olímpicos Paris 2024 – corrida de rua (3 de agosto)
– Vuelta a España (17 de agosto a 8 de setembro)
– Campeonato Mundial em Zurique – Corrida de Estrada (29 de setembro)