Copa do Mundo de Cyclo-Cross Michael Vanthourenhout vence 3ª corrida consecutiva, confira os resultados e assista a chegada
Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal) confirmou sua excelente fase ao vencer sua 3ª corrida consecutiva na temporada, desta vez na desafiadora etapa da Copa do Mundo de Cyclo-Cross em Namur. Após triunfos em Dublin e Herentals, o belga superou uma emocionante disputa na volta final para derrotar Toon Aerts (Deschacht-Hens-Maes) e Emiel Verstrynge (Crelan Corendon), que completaram o pódio.
Vanthourenhout favorito e Toon Aerts largando na frente
Vanthourenhout chegou a Namur como o principal favorito, no entanto ele precisaria enfrentar adversários de peso como Thibau Nys, Eli Iserbyt, Toon Aerts e Pim Ronhaar. Apesar da expectativa por sua vitória, a competição foi acirrada desde o início, mostrando o equilíbrio entre os participantes.
Toon Aerts começou com uma largada explosiva, acompanhado por Kevin Kuhn e Gerben Kuypers, que também se destacaram nos primeiros momentos. Kuypers chegou a abrir uma vantagem, mas erros o fizeram perder terreno, permitindo que outros ciclistas, como Laurens Sweeck e Kuhn, o alcançassem.
Toon Aerts, pendant ses deux ans de suspension il a travaillé ses départs #Namur 🚵♀️ @UCI_CX pic.twitter.com/sQ69kdQzub
— 🅰ntoine VAYER 📸🖋️ (@festinaboy) December 15, 2024
Eli Iserbyt abandona com problemas na coluna
Eli Iserbyt teve que abandonar a competição na 3ª volta. Ele sentiu a região da nádega esquerda. “Ele teve muitos problemas na coluna, eram dores na região ciática”, explicou o chefe da equipe, Jürgen Mettepenningen.
Vanthourenhout assume a liderança
A corrida ganhou intensidade na 3ª volta, quando Vanthourenhout assumiu a liderança. Apenas Verstrynge e Kuypers conseguiram acompanhá-lo, enquanto Kuhn e Sweeck ficavam para trás. Aerts, demonstrando persistência, manteve os líderes à vista e conseguiu reduzir a diferença, tornando-se uma ameaça constante.
Nas voltas seguintes, a disputa se tornou ainda mais acirrada. Kuypers, após liderar brevemente, foi ultrapassado e perdeu contato com os líderes.
Na 6ª volta, Aerts encurtou a diferença e, ao final da penúltima volta, juntou-se a Vanthourenhout e Verstrynge, formando um trio que lutaria pela vitória na última volta.
Queda de Toon Aerts
Na volta final, Verstrynge iniciou com um forte ataque, mas logo enfrentou a resposta dos adversários. Aerts assumiu a liderança em um trecho inclinado, enquanto Vanthourenhout precisou superar Verstrynge para permanecer na disputa.
Tudo parecia indefinido até que Aerts cometeu um erro decisivo em uma descida, abrindo caminho para Vanthourenhout assumir a dianteira.
Toon Aerts exits stage left 👀
— UCI Cyclocross (@UCI_CX) December 15, 2024
Lap 2️⃣ / 9️⃣ and this section is causing all sorts of carnage. Aerts loses some time but still very much part of the race action at the front in 6th.#CXWorldCup #FLCS pic.twitter.com/OZxKcgk1k8
Vanthourenhout cruza a linha de chegada sozinho
Com calma e precisão, Vanthourenhout controlou a corrida até o final, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar. Este foi seu quarto triunfo na temporada e o terceiro consecutivo, consolidando sua liderança e confirmando o excelente momento que vive na Copa do Mundo de Cyclo-cross.
Assista a chegada
Lors de la course élite masculine de la #CXWorldCup de Namur, 🇧🇪 Michael Vanthourenhout a pris le meilleur sur 🇧🇪 Toon Aerts qui a chute dans le dévers, et 🇧🇪 Emiel Verstrynge#cx #veldrijden #cyclocross pic.twitter.com/kgQnfmU4uU
— 🚴 Les Rois du Peloton 🚲 (@LRoisDuPeloton) December 15, 2024