Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal), venceu o X2O Trophy Herentals. Em uma prova emocionante, ele iniciou a volta final ao lado de Pim Ronhaar (Trek-Baloise) e Laurens Sweeck (Crelan Corendus), conseguindo acelerar no momento decisivo. Ronhaar terminou na segunda posição, enquanto Sweeck completou o pódio em terceiro lugar.
O Campeão Europeu Thibau Nys esteve ausente da competição em Herentals, mas, fora isso, todos os grandes nomes da primeira metade da temporada marcaram presença. Toon Aerts (Deschacht-Hens-Maes) começou com uma largada impressionante, assim como seu colega de equipe Corné van Kessel, o que colocou dois ciclistas na liderança no início da primeira volta.
Eli Iserbyt também esteve na frente inicialmente, enquanto Vanthourenhout precisou superar uma posição mais atrasada no pelotão. No entanto, ele rapidamente recuperou terreno ao longo da volta de abertura.
Toon Aerts domina, mas pneu furado frustra ambição
Toon Aerts voou no início da prova e abriu uma vantagem de dez segundos sobre Iserbyt, que vinha na 2ª posição.
Um pelotão perseguidor começou a se formar atrás de Aerts, mas Vanthourenhout começou uma implacável perseguição. A estratégia deu certo, especialmente depois de Aerts enfrentar um pneu furado. Isso permitiu que Vanthourenhout, Laurens Sweeck, Pim Ronhaar e outros ciclistas alcançassem e ultrapassassem Aerts.
Na 3ª volta, o cenário mudou mais uma vez. Ronhaar se uniu a Vanthourenhout e Sweeck, formando um trio que se manteve firme até que, na volta seguinte, Niels Vandeputte se juntou ao grupo, formando um quarteto acabaria decidindo a prova.
Aceleração de Ronhaar e Decisão na Volta Final
Pim Ronhaar fez um forte ataque na subida mais desafiadora do percurso, abrindo uma vantagem de 7 segundos sobre Vanthourenhout a meio da prova. No entanto, na 5ª volta, Vanthourenhout conseguiu fechar a diferença, enquanto Sweeck também retornou à disputa.
Enquanto isso, outros favoritos, como Iserbyt e Lars van der Haar, concentraram-se mais na classificação geral, ficando distantes da briga pela vitória da etapa.
Na frente, a disputa entre Vanthourenhout, Ronhaar e Sweeck ficou acirrada, mas nenhum conseguiu se desgarrar dos outros. “Sabíamos que seria decidido nos últimos metros”, afirmou Vanthourenhout após a prova.
Na última volta ele atacou no início e conseguiu abrir uma boa vantagem sobre Ronhaar. Com uma performance sólida no trecho final, Michael Vanthourenhout cruzou a linha de chegada com três segundos de vantagem sobre Ronhaar, enquanto Sweeck terminou em terceiro, a 21 segundos.
Assista a chegada
Michael Vanthourenhout remporte la manche d'Herentals du @X2OTrofee ! 👏 #RTLsports pic.twitter.com/wCj1QX41uA
— RTL sports (@RTLsportsbe) December 14, 2024