Mikel Landa sofre grave queda no Giro d’Italia e equipe confirma abandono do ciclista; assista o vídeo
A estreia de Mikel Landa no Giro d’Italia terminou de forma abrupta e preocupante. O experiente espanhol da Soudal-Quick Step foi vítima de um forte acidente nos quilômetros finais da primeira etapa, durante uma descida técnica.
No incidente, também estiveram envolvidos Jay Vine (UAE Emirates-XRG) e Geoffrey Bouchard (Decathlon AG2R La Mondiale), mas foi Landa quem sofreu as lesões mais graves.

Grave queda na última descida da etapa
Landa começou o Giro com grande confiança, demonstrando bom desempenho ao longo da etapa. A Lidl-Trek, trabalhando para Mads Pedersen, assumiu o controle na subida final e fragmentou o pelotão. Landa conseguiu acompanhar os principais nomes até o topo da última ascensão, restando apenas a descida até a linha de chegada.
Foi justamente nessa descida que o acidente aconteceu. As imagens da transmissão foram interrompidas abruptamente, e, na volta, Landa já estava caído na estrada.
O espanhol permaneceu imobilizado por um longo período após despencar de um pequeno muro. Vine e Bouchard também ficaram no chão, mas logo se recuperaram, ao contrário de Landa, que precisou ser retirado de ambulância.
Equipe confirma abandono e lamenta nas redes sociais
Pouco depois da vitória de Pedersen na etapa, a equipe Soudal-Quick Step confirmou, por meio de suas redes sociais, que Landa havia sido levado ao hospital para exames.
“#ForzaMikel”, escreveu a equipe no X (antigo Twitter). “Nosso ciclista foi levado ao hospital para exames mais aprofundados depois que um acidente acabou com seus sonhos no Giro d’Italia.”