Milan-San Remo: um dos “Monumentos” do ciclismo acontece no próximo sábado, confira as informações da prova
Para os amantes do ciclismo, a primavera começa com a Milan-San Remo, um dos “Monumentos” do ciclismo que ocorre desde 1907, terá sua edição de 2024 realizada no próximo sábado, 16 de março, com a largada em Pavia, independentemente das previsões do tempo, que costumam assolar a prova.
História da prova
A “La Primavera” como é conhecida a prova, costumava acontecer no terceiro sábado de março. Entre 1937 e 1981, foi realizada no dia 19 de março, dia de São José. Desde 2013, acontece no terceiro domingo de março.
Criado em 1907 por Eugenio Costamagna, diretor da La Gazetta dello Sport, a Milan-San Remo viu várias novas dificuldades acrescentadas ao longo dos anos para tornar a corrida mais difícil: o Poggio em 1960, o Cipressa em 1982, a costa de Manie em 2008 ( abandonado em 2014). Três edições foram canceladas devido à guerra em 1916, 1944 e 1945.
Nevasca em 1910
Embora seja chamada de “La Primavera”, muitas vezes a prova acontece com um clima que remete aos rigores do inverno. Uma edição que comprova isso aconteceu em 1910 que transformou uma corrida de ciclismo já popular em uma lenda.
Devido a uma tempestade de neve, apenas quatro ciclistas conseguiram chegar a San Remo; os outros 59 se abrigaram nas casas ao longo do percurso. Eugène Christophe foi o primeiro a cruzar a linha naquele dia.
Nova nevasca em 2013
Mais de cem anos depois, em 2013, a corrida foi mais uma vez atingida por condições climáticas extremamente adversas. Gerard Ciolek provavelmente se aqueceu novamente e viu a neve como uma bênção.
Afinal, ele não entrou para os livros de história como “apenas” um vencedor do Milan-San Remo, mas como o campeão de um dos mais épicos Milan-San Remo de todos os tempos. O fato de o percurso ter sido encurtado para 246 quilômetros, com a eliminação do Passo del Turchino e Le Manie, não mudou muito a grande dificuldade da prova.
Edição de 2024 com percurso alterado
Na edição de 2024 da Milan-San Remo, a largada não será em Milão. Semelhante ao que ocorreu em 2023, a competição terá início em uma cidade diferente, agora a largada será em Pavia, ao sul de Milão. A final, todavia, manterá a tradição e será realizada em San Remo.
Largada novamente fora de Milão
Após muitas edições iniciando em Milão, em 2023, a prova começou em Abbiategrasso, a oeste de Milão. Agora, em 2024, será a vez de Pavia, cidade localizada a 36 km ao sul da cidade da moda, sediar o início da competição. No ano passado, os ciclistas passaram por Pavia após quase 30 km de prova, adicionando apenas alguns quilômetros ao percurso original.
Pontos icônicos permanecem no programa
A competição, terá a distância total de 288 km, representando pouco menos de 6 km de redução quando comparado à edição de 2023. No entanto, não deixará de passar por pontos tradicionais do percurso.
Após sair de Pavia, o pelotão seguirá até o Passo del Turchino, iniciando a série de desafios da competição, que inclui as subidas do Tre Capi, da Cipressa e do Poggio – local onde, no ano anterior, o holandês Mathieu van der Poel conseguiu se destacar e vencer a prova com uma chegada em solitário na Via Roma.
O Giro do Ciclismo estará trazendo todas as informações da “La Primavera” durante essa semana.