Ministério Público faz busca na casa de ciclista da Jumbo Visma
O Ministério Público da Alemanha iniciou uma investigação preliminar, em resposta ao resultado positivo no teste antidoping de Michel Hessmann. Uma busca foi realizada em sua residência.
O ciclista de 22 anos da equipe Jumbo-Visma, já suspenso pela equipe, teve a apreensão de seus dispositivos de armazenamento de dados. Esses acontecimentos foram comunicados à agência de notícias NOS pelo próprio Ministério Público.
“A investigação preliminar centra-se exclusivamente na pessoa mencionada (Michel Hessmann) e não em outras”, afirma o Ministério Público da Alemanha. “Se isso levará a um processo criminal ainda está em aberto e depende dos resultados da investigação. O suspeito será ouvido antes de um julgamento final. Cabe a ele provar sua inocência.”
Em diversos países o uso de doping por atletas, não é considerado crime, mas é, o caso na Alemanha. Uma lei antidoping aprovada em 2015 criminaliza o uso e a administração de doping. Atletas pegos usando substâncias proibidas podem enfrentar pena máxima de três anos de prisão, mais multa. Até o momento, nenhum atleta na Alemanha foi condenado à prisão por uso de doping.
Hessmann, que está em seu segundo ano na WorldTeam Jumbo-Visma , testou positivo em 14 de junho para um diurético. O teste ocorreu fora de competição em 14 de junho na Alemanha. A substância exata envolvida não foi divulgada.