O mundo do ciclismo está de luto pela morte de Mark Groeneveld. O holandês de 20 anos, que competia pela equipe de ciclismo continental canadense XSpeed United, desmaiou na noite de domingo para segunda-feira, provavelmente devido a um ataque cardíaco.
Groeneveld competiu em Hong Kong no último domingo. O jovem holandês estava na largada do Hong Kong Cyclothon, prova de estrada da UCI de nível 1.1. Groeneveld desistiu no início da prova devido a uma falha no equipamento. Sua equipe, a XSpeed United, disse em comunicado que sua morte não estava relacionada à competição.
Na noite de domingo para segunda-feira, Groeneveld desmaiou, provavelmente devido a um ataque cardíaco. A polícia e a equipe da ambulância no local não conseguiram salvá-lo. Uma autópsia deve esclarecer a causa da morte de Groeneveld.
Equipes anteriores
Antes de se juntar à X Speed United, ele correu pela British Zappi Racing e pela Enkhuizen West Frisia. Este ano esteve na largada de corridas de ciclismo como Le Samyn, La Route Adélie de Vitré, o Eleven Cities Tour de Bruges e o BetCity Eleven Cities Race.