O primeiro espanhol a vencer o Tour de France Federico Bahamontes faleceu hoje aos 95 anos. Federico venceu o Tour de France em 1959.
A “Águia de Toledo” como era conhecido, nasceu em Santo Domingo-Caudila em 1928 e fez grande sucesso no Grande Boucle numa época em que ser espanhol e se destacar era muito complicado. Em seu primeiro Tour de France como profissional, em 1954, ele ganhou a primeira de suas seis melhores camisas de escalador. Ele conquistou a classificação de Rei das Montanhas seis vezes em 1954, 1958, 1959, 1962, 1963 e 1964. Foi o recordista por muito tempo, desde 1983 junto com Lucien van Impe. Richard Virenque superou os dois no início deste milênio ao vencer sete vezes a camisa de bolinhas.
Além de ganhar a camisa amarela em 59, ele terminou com sete vitórias em etapas na melhor corrida de etapas do mundo. Ele chegou perto da glória novamente no Tour de 1963, mas naquela ocasião não conseguiu vencer Jacques Anquetil, a quem havia derrotado em 59.
Ele também venceu etapas de alta montanha na Vuelta e no Giro d’Italia e, claro, a classificação de montanha de ambas as corridas. Além disso, Bahamontes tem sido um homem chave na história do ciclismo espanhol, iniciando um caminho que sobrevive até hoje. Ele se aposentou com 41 vitórias e um legado que será lembrado para sempre. Descanse em paz, Águila de Toledo.