O mundo do ciclismo está de luto, pela trágica perda de Íñigo Díaz, jovem talento espanhol, de apenas 19 anos, que competia na categoria Sub-23 pela equipe Sima-Cepial Aranako.
Motorista teria sido ofuscado pelo sol
O incidente fatídico, conforme relatado pelo jornal basco El Correo, ocorreu na tarde da última quinta-feira na A-3138 na região do município de Salvatierra na região de Álava, no País Basco. Íñigo foi atingido por um carro enquanto treinava nas estradas próximas à sua cidade.
Ele estava na companhia de outro ciclista que se prepara para a temporada de 2024, quando o jovem atleta foi atingido por um veículo.
As primeiras investigações sugerem que o condutor do automóvel pode ter sido momentaneamente ofuscado pelo sol no momento do trágico acidente. Apesar dos esforços para prestar atendimento a Íñigo no local do acidente e de sua transferência imediata para o hospital de Txagorritxu em estado crítico, infelizmente, o atleta não resistiu aos ferimentos.
A Federação de Ciclismo do País Basco emitiu uma nota de pesar, lamentado o ocorrido.
“É com muita tristeza que recebemos a pior notícia. A família de mais de 6.500 ciclistas que compõem a Federação, gostariam de enviar suas mais profundas condolências e abraços à família, amigos e companheiros de equipe de Iñigo Diaz Sanchez. Também a todas as famílias das associações Arana e Arabarra”.