Morre o primeiro espanhol campeão mundial de ciclismo

O cenário do ciclismo internacional da Espanha está mais uma vez envolvido em tristeza apenas alguns dias após a perda de Federico Martín Bahamontes. Agora, lamentamos a partida de outra figura icônica, Guillermo Timoner Obrador, que nos deixou aos 97 anos de idade.

Timoner, também conhecido como o “Rei do Medio Fondo”, deixou uma incrível marca no mundo do ciclismo. Nascido em Felanitx em 24 de março de 1926, ele se tornou o primeiro espanhol a ganhar um título mundial de ciclismo. Seu amor pelo esporte e sua dedicação inabalável o levaram a ganhar seis campeonatos mundiais de atletismo atrás da moto stayer em 1955, 1959, 1960, 1962, 1964 e 1965, além de garantir a prata em 1956 e 1958.

girodociclismo.com.br morre o primeiro espanhol campeao mundial de ciclismo image
Timoner Campeão Mundial

Guillem Timoner não só se destacou no cenário internacional, mas também colheu inúmeros sucessos a nível nacional. Com um recorde impressionante de 24 campeonatos espanhóis, seu nome não será esquecido nos anais do ciclismo espanhol por gerações. Vencedor de competições de prestígio como o Grand Prix of Nations sete vezes, o Criterium of Asos duas vezes e títulos no Gran Premi de Mallorca, de Europa, de Amberes e Ciutat de Palma, seu legado é um testemunho de sua habilidade excepcional sobre duas rodas.

Sua aposentadoria do ciclismo profissional em 1968 marcou o fim de uma era, mas sua influência no esporte não terminou aí. Timoner tornou-se treinador de ciclismo de pista de 1971 a 1978, compartilhando sua sabedoria e experiência com as novas gerações de ciclistas e contribuindo para o crescimento contínuo do esporte que tanto amava.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.