O jovem ciclista colombiano Diego Pescador, de 19 anos, assinou um contrato de três anos com a equipe espanhola Movistar, garantindo sua permanência até a final de 2027. Após se destacar na equipe Continental GW Erco Shimano nas últimas duas temporadas, Pescador agora dá um passo importante rumo ao WorldTour.
Assim, a equipe espanhola segue seu processo de renovação, após confirmar a chegada do venezuelano Orluis Aular.
Trajetória promissória nas categorias de base
Pescador começou a se destacar como uma promessa já em seu primeiro ano competindo pela GW Erco Shimano, mostrando seu talento em provas importantes como o Tour de l’Avenir.
Foi em 2024, no entanto, que ele realmente brilhou, alcançando resultados de destaque como o segundo lugar no GP Palio del Recioto (1.2U) e o terceiro no Trofeo Piva (1.2U), ambas prestigiadas competições de um dia para jovens ciclistas na Itália. Além disso, o colombiano foi 7º lugar no Tour de l’Avenir, o Tour de France para a categoria Sub-23.
O sonho de repetir Nairo Quintana
Para Pescador, integrar a Movistar é a realização de um sonho. “A Movistar sempre ajudou os ciclistas da América Latina e abriu portas para corridas do outro lado do mundo”, comentou o jovem escalador. Ele ainda expressou sua admiração pelo ídolo Nairo Quintana, que fez história na mesma equipe.
“A verdade é que às vezes acordo e ainda não consigo acreditar que continuo minha jornada na Movistar. É um WorldTeam, é a equipe do meu ídolo, Nairo Quintana, que admiro muito desde pequeno, quando assistia pela televisão.”
Objetivos e expectativas na nova fase
O colombiano quer aproveitar ao máximo essa nova fase de sua carreira, buscando crescimento tanto pessoal quanto profissional. “Quero colocar em prática tudo o que aprendi em casa”, afirmou Pescador. Além disso, ele tem em mente um objetivo claro de contribuir para a mudança geracional que muitos torcedores colombianos esperam.
“Sei que estou entrando para uma boa equipe, onde terei apoio e onde será mais fácil para mim ter um bom desempenho. Tudo vai depender de mim mesmo. Tenho que trabalhar muito, ter disciplina e ambição, ser responsável e olhar para frente”, concluiu a jovem promessa colombiana.