“Na Visma, eu era como um robô, agora terei mais liberdade” novo gregário de Primoz Roglic descreve mudança para a Red Bull Bora
O esloveno Jan Tratnik, passou dois anos na Visma-Lease a Bike, onde desempenhava um papel fundamental no apoio a Primoz Roglic, quando este estava na equipe holandesa.
Agora, ele se reunirá novamente com seu compatriota na Red Bull BORA-hansgrohe, equipe para a qual assinou um contrato de três anos. Tratnik foi um dos destaques no recente “Mídia day” da equipe, aparecendo ao lado de Roglic, onde comentou sobre sua experiência anterior e os novos desafios.
“Na Visma, eu era mais como um robô”
Tratnik refletiu sobre sua passagem pela equipe holandesa e a diferença de papéis que terá na BORA. “Não me faltou nada na Visma, mas aqui eu tenho um papel diferente”, afirmou o experiente esloveno, de 34 anos, ao podcast esloveno Val 202.
“Sou um mentor para os ciclistas mais jovens. Acho que posso contribuir muito aqui. Eles não me deram esse papel na Visma, eu era mais como um robô. Mas, neste novo ambiente, haverá um pouco de tudo.”
Na Visma, Tratnik vivenciou grandes conquistas, como sua contribuição para o domínio absoluto da equipe na Vuelta a España 2023, onde a equipe ocupou todo o pódio da Classificação Geral.
Ele também competiu em dois Grand Tours em 2024, além de vencer a Omloop Het Nieuwsblad na primavera e um Top 10 nos Jogos Olímpicos. Embora fosse principalmente um gregário, ele mostrou qualidade para buscar seus próprios resultados.
“Poderei competir pelos meus próprios resultados”
Na nova equipe, Tratnik terá a mesma função de apoiar seus líderes, mas com mais liberdade para buscar vitórias pessoais. “Também poderei competir pelos meus próprios resultados, se estiver em boa forma. Comecei bem na temporada passada e fui competitivo. No geral, acho que entrei em uma equipe que continuará a crescer”, afirmou.
Além disso, Tratnik se junta à equipe alemã ao lado dos irmãos Tim e Mick van Dijke, reforçando um grupo que promete ser importante nas clássicas de primavera. Seus objetivos para o início de 2024 já estão traçados: ele começará a temporada na Etoile de Bessèges e na Volta ao Algarve, com foco em vitórias no Omloop Het Nieuwsblad e na Strade Bianche.
Uma temporada ao lado de Primoz Roglic
Tratnik também compartilhou seus planos para as grandes voltas. Ele competirá na Volta ao Algarve e na Volta a Catalunya ao lado de Primoz Roglic, buscando uma vitória importante antes de um período de treinamento conjunto.
Mais adiante, a dupla participará do Giro d’Italia e do Tour de France, as duas principais competições para a temporada 2025.