“Não vejo Remco Evenepoel como um vencedor do Tour de France” analista do Eurosport não acredita na evolução do belga
Remco Evenepoel finalmente fez sua aguardada estreia no Tour de France em 2024. O belga da Soudal Quick-Step garantiu um sólido 3º lugar na Classficação Geral, atrás somente dos vencedores das últimas 5 edições da competição, Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard.
Além disso, ele venceu uma etapa e a Camisa Branca de Melhor Jovem. Mesmo assim, surgem questionamentos sobre seu potencial de um dia, vencer a principal competição do ciclismo mundial.
“Será difícil superar o que ele fez este ano”
Além de sua atuação no Tour de France, Evenepoel brilhou em outros momentos importantes da temporada de 2024, consolidando-se como um dos principais nomes do ciclismo. Nos Jogos Olímpicos de Paris, ele fez história ao conquistar duas medalhas de ouro: uma no Contrarrelógio individual e outra na corrida de estrada masculina.
O analista do Eurosport, Jan Hermsen especialista em ciclismo, no podcast Kop over Kop não acredita que o belga consiga superar em breve um ano tão vencedor.
“Certamente é [uma temporada incrível]. É uma ótima temporada, e aprender no mês passado que seu verdadeiro melhor ano virá no próximo ano, quando ele completar 26 anos”, observa Jan Hermsen. “Será difícil superar o que ele fez este ano”, complementa o analista.
“Ele terminou 10 minutos atrás de Pogacar, não sei onde compensar isso”
Apesar dos grandes feitos, Hermsen acredita que Evenepoel ainda não está preparado para quebrar o jejum belga no Maillot Jaune.
“O que ele fez nas Olimpíadas é fabuloso. Tem a ver com o fato de ter feito um bom Tour, mas terminou 10 minutos atrás de Pogacar”, reflete Hermsen. “Não vejo onde ele vai compensar isso nos próximos anos, se Pogacar continuar tão forte e Vingegaard melhorar novamente.”
“Não vejo ele como um futuro vencedor do Tour”
Hermsen levanta a possibilidade de que Evenepoel, apesar de seu talento, enfrente dificuldades para superar adversários como Pogacar e Vingegaard no Tour de France. “Acho que esses dois vão sair vitoriosos”, comenta Hermsen.
“Seria preciso estar em um ano perfeito e torcer para que um dos Galácticos não apareça no início do Tour. Não estou convencido, apesar do 3º lugar, de que ele algum dia conseguirá a vitória no Tour France. Não vejo ele como um futuro vencedor do Tour”, finaliza Jan Hermsen.