Nova contratação da Visma-Lease a Bike é proibido de fazer piadas, momento inusitado no Giro d’Italia causa proibição
Victor Campenaerts, de 33 anos, está de mudança para a Visma-Lease a Bike, equipe pela qual competirá nas próximas três temporadas. O bicampeão europeu de Contrarrelógio (2017 e 2018), que deixa a Lotto-Dstny, assume conscientemente o papel de gregário na equipe holandesa.
“Pensei muito nisso”, declarou Campenaerts no podcast Geraint Thomas Cycling Club. “Queria estar novamente na equipe líder em um Grand Tour e obter esse respeito.”
De capitão a um dos principais gregários no pelotão
Embora Campenaerts tenha conquistado importantes vitórias individuais, ele enfatiza sua satisfação em desempenhar um papel de apoio.
“Também tenho ambição, mas pedalar em busca de meus resultados não é necessariamente a melhor coisa. Consegui coisas, mas é melhor para mim conduzir na frente”, explicou. “Posso definir o ritmo na frente e me destacar nisso, nas colinas ou nas grandes montanhas.”
Momento inusitado durante o Giro d’Italia 2017
A transferência marca um retorno às origens para Campenaerts, que competiu pela LottoNL-Jumbo, antiga denominação da Visma, entre 2016 e 2017. Apesar de seu sucesso no Contrarrelógio, sua passagem anterior pelo time foi marcada por um momento inusitado.
No Giro d’Italia de 2017, Campenaerts foi orientado a poupar energias para apoiar o líder da equipe, Steven Kruijswijk, e não competir ao máximo em uma etapa de Contrarrelógio.
Em resposta, o belga fez uma brincadeira inusitada: competiu com o peito nu e a mensagem “Carlien, namorando?” escrita em letras maiúsculas. A piada funcionou, e a moça aceitou o convite, mas a ação gerou repercussões.
Encontro confirmado e multa de 100 francos suíços
A organização do Giro multou Campenaerts em 100 francos suíços, e a equipe também reprovou sua atitude. “Subestimei a influência disso”, admitiu ao podcast. “A equipe não gostou, e Richard Plugge me disse: ‘Vamos colocar no novo contrato que essas piadas não são mais permitidas’.”
Quando questionado por Geraint Thomas sobre o desfecho do episódio, Campenaerts respondeu com honestidade: “O encontro aconteceu, mas não deu certo.”