Hoje, a renomada fabricante italiana de bicicletas lançou a sua mais recente criação: a mountain bike Dogma XC. Essa bicicleta Full Suspensionde foi especialmente desenvolvida para os ciclistas Tom Pidcock e Pauline Ferrand-Prévot em sua preparação para as Olimpíadas de Paris em 2024.
O processo de desenvolvimento da nova Dogma CX teve início no outono de 2022 e, desde então, PFP e Pidcock têm realizado extensivos testes com a bicicleta. Recentemente, os pilotos foram avistados utilizando uma bicicleta desconhecida, sem adesivos ou logotipos, que aparentemente é a nova Dogma CX.
Uma característica impressionante dessa bicicleta é a construção triangular ao redor do movimento central, que, segundo a Pinarello, melhora a rigidez, ao mesmo tempo em que proporciona espaço para um movimento central extra grande e o ponto de pivô da suspensão traseira. Os chamados “flex stays” (elementos flexíveis) são integrados ao triângulo traseiro, o que significa que a flexibilidade do chainstay deve fornecer uma suspensão aprimorada. Ao mesmo tempo, essa construção garante maior rigidez e menor peso.
Para reduzir o atrito em torno dos pontos de dobradiça, foi escolhida uma combinação de rolamentos e buchas. As buchas são adequadas para absorver golpes fortes, enquanto os rolamentos podem suportar altas forças de rotação. A combinação dos dois reduz a perda de energia enquanto melhora a reatividade traseira, diz a fabricante.
O cockpit da bicicleta é completamente integrado, o que não só beneficia o peso, mas também proporciona características de direção mais precisas, de acordo com a Pinarello. Além disso, o triângulo traseiro do quadro é assimétrico para neutralizar as forças intensas do sistema de transmissão, visando melhorar a transferência de força e aderência.
A nova estrutura estará disponível para os consumidores a partir de março de 2024. Além do modelo com suspensão dianteira e traseira, está em desenvolvimento também uma versão hardtail (bicicleta de montanha sem suspensão traseira). Durante o ano de 2023, Ferrand-Prévot e Pidcock estarão envolvidos no desenvolvimento da mountain bike, o que pode indicar outra edição aprimorada em preparação para os Jogos Olímpicos de 2024.