Novo gregário de Jonas Vingegaard admite estresse com novo equipamento “cada ponto de contato da bicicleta é novo”

O belga Victor Campenaerts será visto novamente com o uniforme da equipe Visma nesta temporada, após já ter integrado a equipa holandesa em 2016 e 2017. O bicampeão europeu de Contrarrelógio (2017 e 2018), será um dos principais gregários de Jonas Vingegaard para os percursos planos.

Entretanto, Campenaerts regressa a um ambiente que mudou consideravelmente desde a sua última passagem. O ciclista, conhecido no pelotão por seu perfeccionismo, revelou ao canal holandês Wielerflits sentir certo estresse com as adaptações à nova equipe.

“Cada ponto de contato da bicicleta é novo”

Depois de sua passagem inicial pela LottoNL-Jumbo (atual Visma), Campenaerts seguiu carreira na Lotto Soudal, NTT, e, posteriormente, retornou à Lotto Soudal, que mais tarde se tornou Lotto Dstny. Nos últimos três anos, ele competiu com essa equipe, utilizando as bicicletas espanholas Orbea.

girodociclismo.com.br victor campenaerts adaptacao ao novo ambiente no visma alugue uma bicicleta image
Campenaerts utilizava bicicletas Orbea na Lotto Dstny

Agora, com sua transferência para a Visma-Lease a Bike, Campenaerts pedalará em uma Cervélo, o que trouxe novos desafios de adaptação.

“A mudança no quadro em si não é tão difícil de habituar, mas cada ponto de contato entre o meu corpo e a bicicleta é novo: o selim, o guiador (guidão no Brasil) e os pedais”, explicou Campenaerts.

“Os pés ficam ainda mais próximos do eixo da bicicleta”

O ciclista também revelou em dificuldades para se adaptar às novas sapatilhas. “Esse ajuste me causou, como neurótico, muito estresse no início”, confessou Campenaerts. Ele destacou ainda as vantagens técnicas do equipamento.

“O sistema que eles utilizam aqui garante que seus pés fiquem ainda mais próximos do eixo da bicicleta, resultando em uma vantagem aerodinâmica significativa e melhor eficiência de pedalada. Mas ajustar essas sapatilhas personalizadas não foi tarefa fácil.”

girodociclismo.com.br novo gregario de jonas vingegaardvictor campenaerts adaptacao ao novo ambiente no visma alugue uma bicicleta image 3
Campenaerts (sem óculos) com as novas Cervélo durante o Training Camp da Visma-Lease a Bike

Mudanças também na nutrição “agora chego à mesa com uma mentalidade diferente”

Além das mudanças técnicas, Campenaerts observou diferenças na abordagem da equipe Visma em relação à alimentação. “Na Lotto também poderíamos recorrer a nutricionistas para determinar o que e quais idéias vir, mas como ciclista ainda parecia uma tarefa pesar os alimentos”.

“Usar o aplicativo (a Visma-Lease a Bike utiliza um aplicativo chamado “The Athlete’s Food Coach” para o controle nutricional) reduz o estresse de pesar os alimentos porque são possíveis menos ações”,revelou o belga.

Ele elogiou o impacto dessa ferramenta: “Isso torna sua vida mais fácil e profissional, embora geralmente seja uma escolha entre mais fácil ou mais profissional. Devo admitir que fiquei impressionado por um momento quando comecei a usar aquele aplicativo. Percebo que agora chego à mesa com uma mentalidade diferente.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.