Gregário de Primoz Roglic no Giro compara Red Bull Bora com Visma “há muita energia, mais do que havia na Visma”
A Visma-Lease a Bike é conhecida por sua abordagem meticulosa e busca constante por melhorias. No entanto, o ex-ciclista da equipe, Jan Tratnik, acredita que sua nova casa, a Red Bull-BORA-Hansgrohe, será ainda maior e melhor nesse aspecto.
Após dois anos na Visma-Lease a Bike, o esloveno se transferiu para a equipe alemã e já está impressionado com o que encontrou.
“Muitas pessoas interessadas em superar a Visma”
Tratnik demonstrou entusiasmo ao falar sobre o potencial da nova equipe. “Acho que tudo ainda está em andamento. Mas vejo muitas, muitas pessoas que estão realmente interessadas em superar a Visma”, afirmou o compatriota de Primoz Roglic, em uma entrevista ao canal Velo.
A nova estrutura da equipe, que agora conta com o suporte da Red Bull, promete avanços significativos. “Há tantas pessoas que tentam fazer o melhor em todas as áreas, de materiais, de nutrição, de treinamento, tudo. Faremos ainda mais do que as outras equipes.”
“Há muita energia, mais do que havia na Visma”
Tratnik acredita também, que a transformação da BORA-Hansgrohe será um processo gradual, mas promissor. “Eu realmente vejo esse processo”, comentou. “Você não pode fazer isso da noite para o dia. Levará algum tempo.”
Ele também destacou o esforço coletivo da equipe e a dedicação de seus membros. “Mas o que vejo aqui é que as pessoas estão realmente trabalhando duro todos os dias”.
“Gosto disso porque também tento ajudar. Tento compartilhar minha experiência e sugerir o que poderíamos fazer ainda melhor. Há muita energia, mais do que havia na Visma”, afirmou Tratnik.
“Estamos nos tornando a Red Bull em estrutura e recursos”
A aquisição de uma participação majoritária na BORA-Hansgrohe pela Red Bull trouxe não apenas influência financeira, mas também conhecimento científico e tecnológico.
Dan Lorang, chefe de desempenho da equipe, comentou sobre o impacto da parceria. “Ano passado, a Red Bull estava na camisa, mas não muito mais”, afirmou. “Mas durante o inverno, estamos realmente nos tornando a Red Bull em estrutura e recursos.”
Lorang destacou que 2025 será um ano crucial para a equipe. “A próxima temporada será o ‘verdadeiro’ começo para nós com a Red Bull. Teremos muitas mudanças em 2025, e muito mais oportunidades. Teremos mais pessoas trabalhando para nós, novas oportunidades para melhorar o desempenho, melhor acesso às instalações. Pode ser uma virada de jogo para nós.”
Jan Tratnik peça fundamental no Giro d’Italia
Primož Roglič, líder da equipe, também aposta nessa nova estrutura. Após deixar a Visma-Lease a Bike, onde enfrentava dificuldades para ser a liderança absoluta.
Com Jonas Vingegaard como o grande nome da Visma e Sepp Kuss recebendo apoio total na Vuelta a España de 2023, Roglič buscou uma mudança que lhe garantisse maior protagonismo.
Na nova equipe, ele anunciou um ambicioso programa de corridas, combinando Giro d’Italia e Tour de France, com Jan Tratnik como peça fundamental no Giro d’Italia.