Novo gregário de Tadej Pogacar revela dificuldade em treino “é mais difícil, não dá pra treinar com todo mundo”
Quando a melhor equipe do mundo bate à porta, é difícil recusar. Foi exatamente isso que Rune Herregodts decidiu ao decidir trocar a Intermarché-Wanty pela poderosa UAE Team Emirates-XRG, equipe do Campeão Mundial, Tadej Pogacar.
A melhor equipe do mundo bateu à porta
Rune reconheceu que sua escolha não foi fácil. “Tenho que admitir que tive que pensar sobre isso com cuidado. Claro que fiquei muito lisonjeado com a oferta, mas não precisava necessariamente sair do Intermarché-Wanty. Pelo contrário. Não havia muitas vezes pelos quais eu queria sair da Intermarché”
“Mas se a melhor equipe do mundo bater à porta com um grande projeto, isso será suficiente para tomar uma decisão. É uma escolha lógica tentar dar o próximo passo no meu desenvolvimento na UAE Team Emirates.”
“Aqui eles não precisam fazer escolhas”
Herregodts fez questão de destacar as diferenças entre sua equipe anterior e a nova. “Sem falar mal da minha equipe anterior: aqui na UAE eles têm mais recursos. Na Intermarché muitas vezes foi preciso tomar uma decisão: em que vamos investir, em que não vamos investir – o que, aliás, eles fizeram muito bem, não é o caso. Mas aqui eles não precisam fazer essas escolhas e você sente isso.”
Agora, com um programa focado em grandes corridas, Rune terá um papel de gregário ao maior ciclista da atualidade, Tadej Pogacar, em provas como o Tour de Flandres (06.04), e também uma chance de buscar vitórias em corridas menores. “A intenção é ver como posso dar o passo este ano para competir pela vitória em algumas corridas.”
Conviver com Tadej Pogacar
Estar na mesma equipe que Tadej Pogacar poderia intimidar qualquer ciclista, mas Rune mantém os pés no chão. “É bom ser companheiro da equipe do Tadej, mas tenho a sensação de que o mundo exterior está mais preocupado com isso do que nós ciclistas”.
“Concordo, ele é o melhor ciclista do momento e talvez até de sempre, mas se comporta como um jovem muito normal. A primeira vez que você conhecer, pode ser especial. Mas depois de algumas vezes ele é apenas um dos caras.”
“Nosso treinamento é mais difícil, não dá pra treinar com todo mundo”
Na UAE Team Emirates, os treinos são notoriamente exigentes, com foco no chamado “Treinamento da zona 2”, mas em uma intensidade elevada. Rune explica: “Nosso treinamento de resistência é um pouco mais difícil do que o de outras equipes. E muitas vezes, também temos que fazer blocos de aumento de carga mais longos, que estão acima da nossa zona de resistência.”
Esses treinos, embora desafiadores, elevam o nível dos ciclistas, mas também limitam quem pode acompanhá-los. “Costumo treinar com Jenno Berckmoes da Lotto. Tive sorte de ele ter saído do inverno muito forte para que ainda pudéssemos treinar juntos, mas ainda assim, tive que usar um colete de chuva que me custou 20 watts”.
“Então não dá mais para treinar com todo o mundo, mas só com homens que tenham motivação para isso”, finalizou Rune Herregodts.